GT Brasil: Categoria anuncia novidades e reforça crescimento para temporada 2011

Categoria terá calendário mais extenso, novos carros e programação renovada com a estreia do Mercedes-Benz Grand Challenge

Faltam três meses para a abertura da nova temporada do Itaipava GT Brasil. Tempo suficiente para a categoria cuidar dos detalhes que prometem fazer deste o campeonato mais interessante dos quatro anos de história, depois de superar recordes de inscritos, público, exposição na mÁ­dia e retorno aos patrocinadores em 2010. A primeira etapa do ano está marcada para o mês de abril, no Autódromo de Interlagos – José Carlos Pace, em São Paulo (SP), dando inÁ­cio Á  nova fase do Itaipava GT Brasil.

O campeonato dos carros dos sonhos passou a ter dez etapas, duas a mais do que no ano passado, e ganhou novos circuitos, distribuindo as corridas por seis diferentes pistas brasileiras, mais uma etapa inédita na Argentina (em conjunto com a prova do Mundial FIA GT1). A primeira corrida da categoria fora do PaÁ­s está sendo negociada e poderá dar ao evento status de competição sul-americana, trazendo a chancela da CODASUR.

Além de manter na programação as pistas de São Paulo, Rio de Janeiro (RJ) e Curitiba (PR), o campeonato passará por Londrina (PR), Campo Grande (MS) e Santa Cruz do Sul (RS). Com a movimentação nos autódromo começando um pouco mais cedo: a partir de quinta-feira, com a introdução de um treino livre extra, sem cronometragem oficial, criado para dar mais tempo de pista aos pilotos nesta temporada.

Um dos pontos mais importantes será a transmissão de todas as etapas em televisão aberta, ao vivo para todo o Brasil, pela Rede Bandeirantes. As provas também serão exibidas na internet pelo portal Terra, com reprises nas semanas seguintes ao evento nos canais ESPN Brasil e Speed Channel. “Fiquei muito animado com as novidades para o ano que vem”, comenta Valdeno Brito, atual campeão do Itaipava GT Brasil em parceria com Matheus Stumpf.

“O calendário mais extenso, inclusive com a possibilidade de uma corrida na Argentina, e a nova transmissão pela Rede Bandeirantes permitirão que o campeonato ganhe ainda mais espaço. A cada ano que passa a categoria vai melhorando, ficando mais difÁ­cil e mais empolgante. Tenho certeza que 2011 será a melhor temporada que já tivemos”, acrescenta Valdeno Brito. O calendário oficial está sendo finalizado pela CBA e será divulgado em breve.

O formato de disputa continuará o mesmo, com duas categorias alinhando no mesmo grid de largada mas com resultados e pontuação separados, a Itaipava GT3 e Itaipava GT4. Completando a programação do Itaipava GT Brasil, o público presente Á s corridas terá ainda dois outros eventos de altÁ­ssima qualidade, garantindo emoção e entretenimento: o TNT SuperBike, com motos de 1000cc, e a novÁ­ssima Mercedes-Benz Grand Challenge.

A categoria criada nesta temporada utilizará os modernos Mercedes-Benz C250 CGI adaptados para competição. O novo campeonato será dirigido a pilotos não profissionais, permitindo equilÁ­brio entre os competidores e boas disputas, fórmula perfeita para quem deseja iniciar nas competições de alto desempenho ou para aqueles que contam com alguma experiência mas não desejam conviver com os nÁ­veis de exigência das categorias profissionais.

O Mercedes-Benz Grand Challenge, que em breve terá mais novidades divulgadas, estará presente em oito das dez etapas do Itaipava GT Brasil. “Acho que o nosso trabalho conjunto, eu, o Walter Derani, o Stephane Ratel e nossos parceiros da Auto+ Entretenimento, Pedro Queirolo e Marcello Sant’Anna, e o investimento feito pelos nossos patrocinadores nos últimos anos, permitiram que atingÁ­ssemos o nÁ­vel que almejávamos”, afirma Antonio Hermann, sócio da SRO Latin America.

A empresa promove o Itaipava GT Brasil em conjunto com a Auto+ Entretenimento. “Hoje o Itaipava GT Brasil é um dos eventos mais importantes do automobilismo na América Latina e estamos muito contentes com isso. Logicamente, temos que dividir esse sucesso com as equipes, pilotos, patrocinadores, staff e autoridades que comandam o automobilismo, como a CBA e as federações regionais”.

“Este será o ano da consolidação da categoria que reúne os melhores carros do mundo e tem um formato de evento que se mostrou absolutamente vencedor”, acrescenta Antonio Hermann. Uma prévia da temporada 2011 poderá ser vista durante o chamado Balanço de Performance, que reunirá modelos da Itaipava GT3 e GT4, em março, em Interlagos. A atividade ajudará no processo de equilÁ­brio de desempenho promovido continuamente pela categoria em conjunto com a FIA e a CBA.

Trabalho que permitiu vitórias de absolutamente todos os modelos inscritos no campeonato em 2010. Será uma oportunidade, também, de preparar os carros para os novos compostos da Pirelli, que passa a ser a única fornecedora de pneus para todas as categorias que integram a programação do Itaipava GT Brasil. A Pirelli, que será também a fornecedora exclusiva da Fórmula 1 neste ano, aprimorou sua estrutura para dar atendimento técnico e esportivo nos padrões exigidos pela categoria.

Entre os carros que serão equipados com os pneus Pirelli estão as novas máquinas: o Corvette Z06 e os modelos Ferrari 458 e Maserati Gran Turismo, novidades muito aguardadas na formação do grid de largada. Para a temporada 2011, o Itaipava GT Brasil terá o patrocÁ­nio do Grupo Petrópolis com as marcas Itaipava, TNT Energy Drink e Blue Spirit. O campeonato terá também apoio de Dedini, Krones, Latapack, Banco BVA e Pirelli.