F-Brasil 2000: Leonardo Otero vence a segunda etapa do campeonato

Piloto carioca subiu ao alto do pódio na etapa deste domingo, em Campo Grande, após intensa disputa com o paulista Galid Osman nas últimas voltas da prova.

 


O piloto carioca Leonardo Otero (Nacional Sports) venceu neste domingo a segunda etapa da temporada de 2007 da Fórmula Brasil 2000, realizada no Autódromo Orlando Moura, em Campo Grande (MS). Largando na primeira fila, ele chegou ao alto do pódio após intensa disputa com o paulista Galid Osman nas voltas finais, reeditando os bons pegas que marcaram as cinco temporadas da extinta Fórmula Renault no Brasil. Embora tenha estreado neste fim de semana em Campo Grande, a F-Brasil é a nova denominação do antigo campeonato promovido pela montadora francesa, que foi encerrado no final de 2006 quando a Renault retirou o patrocÁ­nio Á  categoria.


 


“Estou muito feliz porque essa é minha primeira vitória em um campeonato brasileiro, um momento importante da minha carreira”, comentou Otero, que é atual vice-campeão da Fórmula São Paulo, categoria regional reconhecida por reunir pilotos de diversos estados no Autódromo de Interlagos. “CaÁ­ para terceiro na largada, mas consegui duas boas ultrapassagens que me permitiram chegar Á  liderança. No final, tive uma boa disputa com o Galid, e felizmente consegui segurar a liderança”, completou o piloto.


 


Leonardo Otero ressaltou o bom trabalho feito pela equipe, que conseguiu uma surpreendente evolução no carro desde os primeiros treinos livres de sexta-feira. Após a descoberta de um problema que limitava a potência de seu carro em 85% do total, Otero passou a figurar entre os favoritos ao lugar mais alto do pódio. Além de ter feito uma boa corrida no sábado – quando só não disputou a ponta em virtude de um acidente alheio na largada – que o fez perder parte da asa dianteira do carro – ele estabeleceu o segundo melhor tempo no warm up deste domingo.


 


“Este resultado encheu o time de moral, e fomos para a corrida confiantes de que eu poderÁ­amos disputar uma boa posição. No final, me concentrei ao máximo para não deixar o Galid ultrapassar porque restavam apenas duas voltas, e deu tudo certo. Foi uma vitória de todo o time, porque com o carro que tÁ­nhamos na sexta-feira eu certamente não teria conseguido chegar até aqui. A evolução foi muito grande”, ressaltou Leonardo.


 


A F-Brasil utiliza o mesmo pacote técnico que fez sucesso nas pistas brasileiras com a Fórmula Renault entre 2002 e 2006: chassi italiano da marca Tatuus e motor Renault de 2.0 litros e 195 cv. O campeonato terá cinco rodadas duplas neste ano, e se espera um crescimento gradual dos grids até a marca estabelecida como ideal pela organização, que é de 15 carros. De acordo com o calendário divulgado aos times antes da etapa de Campo Grande, a próxima rodada dupla do campeonato será nos dias 8 e 9 de setembro, nas ruas de Vitória (ES).