F-Future Fiat: gaúcho sai na frente pela vaga na Ferrari

Francisco Alfaya vence primeira prova da categoria; argentino leva a segunda

Natural da pequena Tapes, o gaúcho Francisco Alfaya tornou-se o primeiro piloto a vencer uma prova da Fórmula Future Fiat, que estreou neste domingo oferecendo como prêmio principal a vaga no programa de desenvolvimento de jovens promessas mantido pela Ferrari. Alfaya ganhou a corrida de abertura da rodada dupla deste domingo no Autódromo de Jacarepaguá, enquanto o argentino Roberto Cúria Jr. levou a segunda. Alfaya divide a liderança da classificação com o sorocabano João Jardim, mas leva vantagem no critério de desempate (melhores resultados).

Alfaya foi soberano na primeira etapa. Saiu da segunda posição, ganhou a ponta logo na largada por causa da má largada do pole Nicolas Costa e liderou até receber a bandeirada final e inscrever seu nome na história da categoria. Nicolas fez uma corrida de recuperação e chegou em segundo lugar após ultrapassar João Jardim na última curva. “Essa vitória não é só minha, mas de todo mundo que me apoia, o pessoal de Tapes, meus familiares, meus amigos… É um momento muito especial na minha carreira”, comemorou Alfaya, antes de ser engolfado pela comitiva de cerca de 30 tapenses que prestigiaram sua estreia.

Na segunda, Roberto Curia Jr. mostrou que será um aluno que não dará vida fácil aos colegas da categoria-escola. Depois da quinta colocação na primeira etapa, o piloto de Buenos Aires ganhou com autoridade e colocou seu nome na lista de candidatos ao título. A garotada está empolgada com a premiação oferecida ao campeão: além da vaga na Academia de Pilotos da Ferrari, uma temporada paga na Fórmula Abarth na Itália em 2011. “Vim correr no Brasil para tentar facilitar minha entrada na Europa, onde já competi de kart e aprendi muito. Com monopostos, só tinha feito um teste e essas duas provas foram as primeiras da minha carreira. Ganhar logo na estreia me deixou muito feliz. Espero que isso ajude a trazer outros pilotos argentinos para correr no Brasil”, disse o piloto de 17 anos.

Feliz da vida com os 24 pontos que acumulou no Rio de Janeiro, João Jardim definiu o início da segunda corrida como o momento mais importante para chegar ao pódio novamente. Ele saiu na sexta posição e logo na segunda volta assumiu o terceiro lugar. “Aproveitei bem o começo da corrida, ganhei boas posições e isso me ajudou a buscar esse bom resultado”, disse Jardim, que chegou à mesma pontuação de Alfaya. Além da vitória, o gaúcho marcou um sexto lugar no complemento da programação.

Quem poderia ter tido melhor sorte foi o paulista Jonathan Louis. O mais jovem piloto da Fórmula Future, com apenas 15 anos, foi 7º na primeira bateria e, beneficiado pelo grid invertido dos oito primeiros na segunda, assumiu a liderança na largada, mas perdeu a chance de vencer após rodar no começo da reta das arquibancadas. Desde a noite de sábado, Louis teve de ser medicado por causa de uma gripe muito forte. “Cheguei ontem no hotel já com 41 graus de febre e tive de ir para o hospital, fui medicado, tomei soro. Lá dentro do carro eu não senti, mas talvez tenha sido por isso que não consegui segurar o carro, os pneus também já estavam desgastados”, explicou o caçula da categoria. “Nunca tinha andado de monoposto, fiz um treino apenas e foi uma adaptação difícil, porque tenho vários títulos no kart, mas correr de carro é outra coisa. Mesmo sendo o mais novo, estou aqui para buscar o título e vou fazer isso até o final”, garantiu.

A próxima etapa da Fórmula Future Fiat será disputada dia 25 de julho, em Londrina (PR).

O resultado da 1ª bateria:

1) Francisco Alfaya, 25min51s328
2) Nicolas Costa, a 0s 982
3) João Jardim, a 1s265
4) Johilton Pavlak, 13s210
5) Roberto Curia Jr., a 13s677
6) Vinicius Alvarenga, a 21s 849
7) Jonathan Louis, a 25s834
8) Felipes Apezzatto, a 43s653
9) Felipe Granzotto, a 49s234
10) Rafael Azrak, a 2 voltas

O resultado da 2ª bateria:

1) Roberto Curia Jr., 26min04s531
2) João Jardim, a 2s275
3) Jonathan Louis, a 7s980
4) Johilton Pavlak, a 13s500
5) Nicolas Costa, a 13s587
6) Francisco Alfaya, a 17s922
7) Felipes Apezzatto, a 22s548
8) Rafael Azrak, a 35s381
9) Vinicius Alvarenga, a 51s623
10) Felipe Granzoto, a uma volta

Classificação do campeonato: 1) Francisco Alfaya e João Jardim, 24 pontos; 3) Roberto Curia Jr., 23; 4) Nicolas Costa, 20; 5) Johilton Pavlak, 18; 6) Jonathan Louis, 14; 7) Vinicius Alvarenga, 6; 8) Felipes Apezzatto, 5; 9) Rafael Azrak e Felipe Granzotto, 2.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *