F-Júnior: Campeonato chegou ao final de sua segunda temporada com decisão eletrizante em Tarumã

Categoria-escola revelou três novos campeões no último final de semana

A segunda temporada da Fórmula Júnior, categoria-escola para pilotos que saem do kart para fazer carreira no automobilismo, foi encerrada no último domingo (23) no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão, na Grande Porto Alegre (RS). E foi uma decisão eletrizante, que revelou três novos campeões, dois deles no Campeonato Gaúcho e um na Copa Brasil.

Como tem sido tradicional, a Fórmula Júnior teve duas baterias repletas de disputas curva a curva, freada a freada, sempre frequentada por vários pilotos. A pole position foi do brasiliense Pedro Cardoso, apenas 15 milésimos de segundo mais rápido que o sergipano Matheus Rouver, segundo no grid.

Na primeira prova a vitória ficou com Matheus Rouver, que perdeu bastante tempo em uma disputa particular com Rodrigo Elger. Depois de superar o paranaense, Rouver se mostrou bastante rápido para descontar a diferença de cerca de seis segundos que o separava de Cardoso para vencer. A vitória de Rouver confirmava sua liderança na classificação geral e elevava a diferença para 21 pontos sobre o segundo colocado.

Com isto, bastava a Rouver terminar a segunda bateria na zona de pontuação para garantir o título. Rodrigo Elger, por sua vez, precisava vencer e contar com um abandono do sergipano para ser campeão. E, para infortúnio de Rouver e alegria de Elger, o paranaense venceu, enquanto o sergipano abandonava após completar nove voltas. Os resultados, portanto, revelavam Rodrigo Elger como campeão e Rouver como vice-campeão.

Na Novatos a disputa pelo título se encerrou ainda na primeira bateria, quando o gaúcho Lucas Kohl terminou em 2º e partiu para a comemoração. O paulista Lucas Villela venceu , mas o resultado não foi suficiente para tirar o título de Kohl, que ainda venceria a segunda bateria.

E na Copa Brasil o título, depois de três rodadas duplas, disputadas em Brasília, Velopark e Tarumã, ficou para Pedro Cardoso, que venceu quatro provas e terminou as outras duas em 2º e em 4º. Franco Pasquale foi o vice depois de também ter feito bela campanha.

“Tivemos novamente uma temporada intensa, com muitas disputas e, especialmente, com a sensação de dever cumprido quando falamos de nosso maior objetivo, que é ser uma categoria-escola para quem começa sua carreira no automobilismo”, avaliam Claudio Fontoura e Neco Fornari, promotores da Fórmula Júnior. “Teremos grandes novidades no ano que vem, quando iniciaremos nossa terceira temporada, aguardem”, prometem os empresários.

Como balanço final, para satisfação plena de seus promotores, a certeza de que novamente a temporada da Fórmula Júnior se mostrou equilibrada, especialmente na Graduados, onde apenas 14 pontos separaram os quatro primeiros, e na Copa Brasil, em que a competição terminou com 28 pontos de diferença entre os sete primeiros.

Confira os primeiros colocados na última etapa da Fórmula Júnior:
1ª bateria
1 Matheus Rouver (SE) – 18 voltas – 22:04.861
2 Pedro Cardoso (DF) – a .231
3 Rodrigo Elger (PR) – a 10.979
4 (N) Lucas Villela (SP) – 11.168
5 (N) Lucas Kohl (RS) – a 14.335
6 Franco Pasquale (RS) – 14.566
7 Bruna Tomaselli (SC) – a 31.043

2ª bateria
1 Rodrigo Elger (PR) – 16 voltas – 21:45.111
2 Pedro Cardoso (DF) – a .229
3 Franco Pasquale (RS) – a 1.199
4 (N) Lucas Kohl (RS) – a 1.748
5 Bruna Tomaselli (SC) – a 3.983
6 (N) Lucas Villela (SP) – a 4.024
7 Matheus Rouver (SE) – a 9 voltas

Veja como ficou a pontuação final (primeiros colocados):
GRADUADOS
1 Rodrigo Elger – 293 pontos
2 Matheus Rouver – 290
3 Franco Pasquale – 284
4 Bruna Tomaselli – 279
5 Pedro Cardoso – 234

NOVATOS
1 Lucas Kohl – 352 pontos
2 Lucas Villela – 319

COPA BRASIL
1 Pedro Cardoso – 104 pontos
2 Franco Pasquale – 88
3 Lucas Villela – 84
4 Rodrigo Elger – 84
5 Matheus Rouver – 82
6 Lucas Kohl – 80
7 Bruna Tomaselli – 76

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *