F-Nippon: Kanaan satisfeito com seu desempenho no Japão

Na corrida decisiva da Fórmula Nippon, Tony ganha doze posições em Suzuka.

Tony Kanaan retorna ao Brasil nesta semana após participar da corrida final do campeonato da Formula Nippon, no Japão. O baiano foi o convidado especial da Honda no autódromo de Suzuka. Embora nunca tivesse andado com o chassi Lola FN06, Kanaan fez apenas dois treinos livres e partiu para a classificação que definiu o grid. No combinado dos treinos oficiais, o campeão da Fórmula Indy de 2004 conquistou a 18ª posição no grid, das 22 possíveis.

Durante a corrida, a experiência do baiano o ajudou a angariar posições. Em cinco voltas, Kanaan ocupava a 12ª colocação, mesmo sendo a sua primeira corrida em Suzuka. Após as 51 voltas da corrida, o brasileiro cruzou a linha de chegada na sexta colocação. “Fiquei satisfeito com o final da prova, pois ganhei 12 posições. A largada parada foi uma grande dificuldade, pois há doze anos não faço uma prova assim, ainda mais com um carro que não conhecia muito”, comentou Kanaan. “Mas foi uma grande experiência, principalmente, por saber que tantas pessoas, mesmo do outro lado do mundo, gostam e torcem por mim. Sempre fui muito bem recebido aqui no Japão com a Fórmula Indy, mas, desta vez, não imaginava encontrar a quantidade de brasileiros e japoneses que são meus fãs”, disse o baiano.

Kanaan teve uma semana típica de suas corridas na Fórmula Indy. Participou de entrevistas coletivas todos os dias, fez diversas sessões de autógrafos, e até retribuiu a visita das crianças na pista, com uma conversa na sala de aula de uma escola brasileira. “Eu recebi mais de 400 cartazes em português desejando o melhor para mim, além de diversos presentes. Despachei uma caixa para o meu escritório em Miami. Até na estação de trem em Nagoya, eu recebia pedido de autógrafo. Isso me fez um bem enorme. Estou muito feliz com essa receptividade”, destacou.

Além dos fãs, Kanaan também teve como anfitriões Yasuhiro Wada, chairman da Honda Racing F1 Team, e Robert Clark, presidente da Honda Performance Development. “A minha relação com a Honda é de família, por isso foi uma honra tê-los comigo durante todo o final de semana. Disse a eles que volto no ano que vem, com mais tempo para treinar, pois gostei muito de Suzuka”, emendou o baiano.

Agora, no Brasil, nada de descanso. Antes de se acostumar com o fuso horário, Kanaan embarca sexta-feira (23) para Florianópolis, em Santa Catarina, para participar do “Desafio das Estrelas” no domingo (25). A prova de kart foi idealizada pelo seu amigo Felipe Massa e, além dos dois, terá a presença de grandes nomes do automobilismo mundial, como Rubens Barrichello, Michael Schumacher, Vitantonio Liuzzi, Ricardo Zonta, Luciano Burti, Felipe Giaffone entre outros. No total, serão 25 pilotos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *