F-Renault Italiana: César Ramos é campeão no Winter Series na Itália

O gaúcho César Ramos (BMP Proar) repetiu a ótima performance do final de semana passado em Vallelunga, na Itália, e com mais duas poles, mais duas voltas mais rápidas e mais duas vitórias, garantiu seu primeiro título no automobilismo internacional.

César Ramos, que compete pela equipe italiana BVM Minardi, é o novo campeão do Winter Series da Fórmula Renault Italiana, torneio realizado em duas rodadas duplas em dois finais de semana consecutivos e utilizado pelas equipes e pilotos como preparação para a próxima temporada.

Desta vez, porém, as vitórias não foram tão fáceis e na primeira corrida, realizada no sábado (17), Ramos perdeu a pole no momento da largada para Fabio Onidi. Três voltas depois ele conseguiu aproximar-se de Onidi e, após um pequeno toque entres eles, Ramos reassumiu a liderança no final da reta. “Nesse toque entortou o braço da suspensão e o carro começou a puxar um pouco para a esquerda”, contou César Ramos. Voltas mais tarde ele acabou passando por cima de uma poça de óleo – não sinalizada pelos fiscais – e saiu da pista, o que oportunizou a aproximação de Federico Rossi. “Consegui segurar ele por umas três voltas e depois pude abrir vantagem novamente. Foi quando fiz a volta mais rápida da prova”, explicou.

A vitória no sábado, na primeira prova desta nova rodada dupla, garantiu por antecipação o título do Winter Series para o gaúcho de Novo Hamburgo. “Mesmo com a taça garantida, eu queria vencer a segunda prova”, disse Ramos, em meio à comemoração pelo título.

No domingo (18), na segunda prova em Vallelunga, a cerca de 30 quilômetros de Roma, a história se repetiu e Ramos foi superado na largada por Daniel Zampieri, ficando por 11 voltas na segunda colocação. Após se livrar da pressão exercida por Onidi e Niki Sebastiani, ele conseguiu se aproximar de Zampieri e, em uma manobra perfeita, assumiu a liderança outra vez, mantendo-a até a bandeirada final. “Foi um final de semana bem mais difícil que o anterior. Tivemos bastante trabalho, como era previsto, mas estamos muito felizes. Estas quatro vitórias e o título invicto me deixam muito confiante para a próxima temporada”, vibrava César Ramos, que em 2008 deverá correr no Campeonato Europeu – e também no italiano – da Fórmula Renault.

Após as comemorações – bastante rápidas – César Ramos chegou ao Brasil hoje pela manhã e nesta terça (20) ele estará em Piracicaba (SP), onde disputa o prêmio de R$ 100 mil oferecido ao campeão da Seletiva de Kart Petrobras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *