F-Renault: Derani completa maratona na Europa

Jovem piloto de apenas 15 anos disputou quatro provas na Alemanha.

Foi um fim de semana de muito trabalho para Pipo Derani (Taedda), 15 anos, mais jovem brasileiro a competir no automobilismo internacional em 2009. Entre a sexta-feira passada e este domingo (20), o piloto da equipe Motopark Academy enfrentou uma maratona de treinos e quatro corridas no circuito alemão de Nuburgring. No Campeonato Europeu de Fórmula Renault 2.0, Derani coletou seus primeiros pontos na prova de ontem (19), quando figurou entre os dez melhores na corrida. Outro bom resultado foi colhido na primeira corrida do fim de semana disputada pelo Campeonato Norte-Europeu da categoria, já neste domingo, na qual Pipo foi quarto colocado depois de largar em sexto. “Acho que a palavra maratona diz bem o que fiz aqui em Nurburgring, pois eu saía do carro e logo voltava para o treino ou corrida da categoria seguinte”, diz Derani. “No fim, você lida com muitas variáveis e com muitos adversários e desafios diferentes ao mesmo tempo. Você aprende muito e isso é bom para quem está no início da carreira com carros de corrida, como eu”, ressaltou o jovem brasileiro, que é recém saído do kartismo.

O aprendizado, no entanto, não foi livre de dificuldades. Na segunda prova do torneio norte-europeu, Derani levou uma batida na traseira de um adversário já na largada, o que o tirou da competição. Na outra prova do Campeonato Europeu, o brasileiro levou um toque na primeira curva, o que afetou a suspensão de seu carro. Duas curvas depois, o dano cobrou seu preço ao dificultar o contorno da curva em uma disputa de freada – ele e o concorrente se chocaram, e Derani abandonou. “As duas categorias são muito competitivas, então com todo muito andando forte essas coisas acontecem”, pondera o brasileiro. “O importante é que, tirando os imprevistos, tenho mostrado boa velocidade. Isso motiva a equipe para o restante da temporada”.

Das quatro provas disputadas por Derani, três aconteceram neste domingo. O português Antonio Félix da Costa foi o vencedor da primeira corrida do Campeonato Europeu, disputada ontem, e da segunda do Norte-Europeu, que aconteceu hoje. A segunda prova do torneio continental foi vencida pelo espanhol Albert Costa. Completando o fim de semana, o dinamarquês Kevin Magnussen faturou a segunda corrida do Campeonato Norte-Europeu realizada em Nurburgring.

O próximo compromisso de Derani está marcado para os dias 3 e 4 de outubro, na rodada dupla de encerramento do Campeonato Norte-Europeu de Fórmula Renault, a ser disputada no traçado belga de Spa-Francorchamps.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *