F-Renault Européia: César Ramos disputa penúltima rodada em Portugal. E começa a testar na F-3 para 2008

O tradicional Autódromo do Estoril, em Portugal, foi palco de uma das três provas que o gaúcho César Ramos (BMP Proar) disputou em 2007 pela Eurocup, o Europeu de Fórmula Renault. A participação nestas três provas serviu como base para a atual temporada e Ramos teve duas belas atuações na prova portuguesa.

Agora, neste final de semana (27 e 28), Ramos está de volta ao Estoril, desta vez em uma situação um tanto diferente. O brasileiro, que compete pela equipe italiana BVM Minardi, está em 6º lugar na classificação do campeonato, a 11 pontos do 5º, Tobias Hegewald. “O objetivo, como tenho dito sempre, é finalizar o Europeu entre os cinco primeiros”, destaca o piloto. “Na última rodada, em Le Mans, fiquei Á  frente do Hegewald nas duas provas e consegui diminuir a diferença. Aqui no Estoril o objetivo será novamente diminuÁ­-la e até mesmo superá-lo”, emenda.


 


Nesta sexta-feira foram realizados quatro treinos no Estoril e nos primeiros César Ramos teve problemas com os freios de seu Fórmula Renault. No último deles, já com os problemas sanados, Ramos aproximou-se bastante dos primeiros colocados e marcou um tempo que lhe deixou em sexto lugar. “Trabalhamos para sanar os problemas de freio e deixar o carro competitivo para amanhã (sábado), quando teremos a tomada de tempos”, conta o piloto.


 


Neste sábado serão disputadas a tomada de tempos e o top qualifying, que reunirá os melhores da qualificação para uma única volta rápida. Neste dia ainda será realizada a primeira prova da rodada e no domingo acontecerá a segunda. Depois do Estoril, a Eurocup Fórmula Renault terá sua última e decisiva rodada dupla em Barcelona, na Espanha, nos dias 17, 18 e 19 de outubro.


 


Fórmula 3 Européia – Já visando a próxima temporada, o piloto BMP Proar fará seus primeiros testes com um carro de Fórmula 3 em Varano, na Itália.


 


Os testes estão marcados para o próximo dia 1º. “Vamos começar por Varano, pois é um circuito curto e travado, onde poderei testar e me adaptar Á  frenagem do carro, entre outros detalhes que um circuito com um formato como este propicia”, conta o piloto. “Foi assim que eu comecei na Fórmula Renault e achamos que a receita é esta”, encerra.


 


Os testes com o Fórmula 3 serão realizados com a BVM Target, um braço de sua atual equipe, a BVM Minardi.