Stock Car: 31ª temporada tem início no dia 29 de março, em Interlagos

Serão 12 etapas ao todo, entre março e dezembro. Copa Vicar e Stock Jr. também terão primeiro etapa em São Paulo.

Em 2009, a Copa Nextel Stock Car realizará sua 31ª temporada. A principal categoria do automobilismo nacional começa no dia 29 de março, com a primeira das 12 provas previstas, passando por cinco estados e o Distrito Federal. O Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo, será o palco de prova de abertura da competição, reunindo as principias equipes e pilotos do país. A atração deste ano é a estreia do novo carro da categoria, muito mais moderno e seguro, que marca uma nova era para o evento. A programação ainda prevê as etapas iniciais da Copa Vicar, divisão de acesso da Stock Car, e da Stock Jr., divisão de formação, enquanto a Pick Up Racing fará sua primeira prova somente na segunda etapa, em Curitiba. A Rede Globo de Televisão mostrará um compacto e a definição da primeira corrida da Copa Nextel Stock Car ao vivo.

A três semanas do início dos treinos oficiais para a etapa de abertura, a Copa Nextel Stock Car segue bastante agitada nos bastidores, com a definição dos 32 pilotos que disputarão o título de 2009. A grande atração deste ano é justamente o equipamento. Após nove anos, a Copa Nextel Stock Car contará com um novo carro: o modelo JL G-09. A máquina foi desenvolvida seguindo quatro premissas básicas, segurança, evolução tecnológica, design moderno com equalização aerodinâmica e baixo custo de manutenção, e promete tornar ainda mais competitiva a Copa Nextel. Após os testes de pista feitos pelo piloto de testes Felipe Giaffone, o carro tem tudo para ser um sucesso.

O atual campeão da Copa Nextel Stock Car, Ricardo Maurício, da Eurofarma RC, acompanhou os shakedowns e ainda pode guiar o novo carro durante uma captação de imagens para a Rede Globo, no Rio de janeiro. Ele gostou da experiência, mas ressaltou que isso só o deixou mais ansioso. “É difícil ter uma primeira impressão de um carro que a gente só pôde andar atrás do safety car. Ele não tinha nenhum problema e isso foi bacana, agora é só esperar pelos treinos”, declarou.

Outra novidade diz respeito à pontuação. Além dos pontos normais de corrida, a classificação também premiará os melhores tempos. O pole position somará três pontos na classificação, enquanto segundo colocado levará dois e o terceiro um. Assim, se um piloto fizer a pole position e ainda vencer a etapa ele somará 128 pontos na tabela.

Após os shakedowns, a Copa Nextel Stock Car tem programados os testes extras, nos dias 24 e 25 de março, no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos. Será o primeiro contato oficial dos pilotos com o novo modelo e uma boa oportunidade para “pegar a mão” antes do início dos treinos livres da primeira etapa, no dia 27, também em Interlagos. O teste também permitirá ver quem despontará como favorito, ou seja, aquele que conseguir a adaptação mais rápida ao novo equipamento.

As etapas da Copa Nextel Stock Car 2009 são as seguintes:
• 1ª Etapa – São Paulo – 29/03
• 2ª Etapa – Curitiba – 12/04
• 3ª Etapa – Brasília – 03/05
• 4ª Etapa – Santa Cruz – 17/05
• 5ª Etapa – Salvador/Alternativo – 05/07
• 6ª Etapa – São Paulo – 09/08
• 7ª Etapa – Rio de Janeiro – 20/09
• 8ª Etapa – Londrina/Alternativo – 04/10
• 9ª Etapa – Curitiba – 25/10
• 10ª Etapa – Brasília – 08/11
• 11ª Etapa – Tarumã / Velopark – 22/11
• 12ª Etapa – São Paulo – 06/12

A Copa Nextel Stock Car 2009 tem realização e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). O patrocínio é de Goodyear e Caixa, com co-patrocínio de Bosch e Esso. As montadoras presentes são Chevrolet e Peugeot.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *