Stock: Nova regra do rebaixamento preocupa equipes na categoria

Uma mudança na regra, que não chamou muita atenção no inÁ­cio do Campeonato, é assunto nos boxes de Santa Cruz do Sul, palco da quarta etapa da Copa Nextel Stock Car, marcada para este domingo (17). Até o ano passado, a definição das duas equipes rebaixadas só saÁ­a na 12ª – e última – etapa.

Porém, em 2009, a regra do descenso mudou e os dois times que caem para a Copa Vicar serão conhecidos na nona etapa. Além disso, apenas a equipe campeã da divisão de acesso garante vaga em 2010, quando a categoria principal terá 30 (ao invés de 32) carros no grid.

Chefes de equipe já conversam sobre o tema. A idéia é propor Á  Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) uma alteração neste quesito. Como o novo carro apresentou problemas crÁ´nicos no inÁ­cio do ano, uma das soluções propostas pelos times seria que a definição fosse feita com base nas últimas nove etapas do Campeonato. Ou, ainda, o retorno do formato utilizado até ano passado.

Se for mantida a regra publicada no Regulamento Desportivo 2009 (disponÁ­vel no site www.cba.org.br) as três últimas etapas só serviriam para definir o Campeonato de Pilotos. Ou seja, é grande a possibilidade de uma equipe rebaixada obter bons resultados nas corridas finais, mas, mesmo assim, deixar a categoria principal.

Para Ereneu Boettger, chefe da Boettger Competições, de Alceu Feldmann e Luciano Burti, ainda há tempo de mudar o sistema. “Ainda estamos no inÁ­cio da temporada e conhecendo o novo carro. Seria sensato mudar essa regra antes que seja tarde”, destaca.

O time ocupa hoje a 13ª posição no campeonato de equipes, logo atrás da atual campeã Medley A. Mattheis (William Starostik e Xandinho Negrão). A JF Racing, de Giuliano Losacco e Tiago Marques, é a 14ª, com a Avallone Motorsport (Chico Serra e Felipe Maluhy) e a Hot Car (Norberto Gresse e Popó Bueno) ocupando as duas últimas posições.

Caso não seja feita nenhuma mudança, após a etapa de Santa Cruz do Sul, o Campeonato de Equipes estaria praticamente na metade da temporada.

Confira a classificação dos times, após três corridas:

1 – Eurofarma RC (Max Wilson e Ricardo MaurÁ­cio) – 57 pontos
2 – Vogel Motorsport (Paulo Salustiano e Thiago Camilo) – 54 pontos
3 – Red Bull Racing (Cacá Bueno e Daniel Serra) – 42 pontos
4 – Itaipava Racing Team (AntÁ´nio Jorge Neto e David Muffato) – 40 pontos
5 – RCM Motorsport (Enrique Bernoldi e Valdeno Brito) – 37 pontos
6 – AMG Motorsport (Átila Abreu e Lico Kaesemodel) – 35 pontos
7 – Full Time Sports (Allam Khodair e Daniel Landi) – 33 pontos
8 – Amir Nasr Racing (AntÁ´nio Pizzonia e Claudio Caparelli) – 30 pontos
9 – Action Power (Marcos Gomes, Pedro Gomes e Tarso Marques) – 19 pontos
10 – Officer Pamplona´s Motorsport (Duda Pamplona e Nono Figueiredo) – 17 pontos
Panasonic Racing (Ricardo Zonta, Ricardo Sperafico e Rodrigo Sperafico) – 17 pontos
12 – Medley-A.Mattheis (William Starostik e Xandinho Negrão) – 14 pontos
13 – Boettger Competições (Alceu Feldmann e Luciano Burti) – 12 pontos
JF Racing (Giuliano Losacco e Tiago Marques) – 12 pontos
15 – Avallone Motorsport (Chico Serra e Felipe Maluhy) – 5 pontos
16 – Hot Car Competições (Norberto Gresse e Popó Bueno) – 2 pontos

INTEGRA DO TRECHO DO REGULAMENTO QUE EXPLICA O FUNCIONAMENTO DO CAMPEONATO DE EQUIPES:

Equipe Campeã:
As equipes serão formadas, por no máximo dois carros, os pontos obtidos por cada carro serão somados para que se obtenha o resultado da etapa e será declarada Campeã, a equipe que somar o maior número de pontos, de acordo com o que segue:

a) Com a finalidade de definir com antecedência a permanência ou não das equipes no Campeonato e facilitar a busca de patrocÁ­nios, o Campeonato de Equipes será composto das NOVE primeiras etapas do Campeonato Brasileiro de Stock Car V8 2009, sem descartes.

b) Cada carro da equipe pontuará de acordo com a tabela abaixo sendo que a soma dos pontos do(s) carro(s) será o resultado da etapa:
PONTUAÇÁƒO DE EQUIPES 1º 25 Pontos; 2° 20 Pontos; 3° 16 Pontos; 4° 14 Pontos; 5° 12 Pontos; 6° 10 Pontos; 7° 9 Pontos; 8° 8 Pontos; 9° 7 Pontos; 10° 6 Pontos; 11º 5 Pontos; 12º 4 Pontos; 13º 3 Pontos; 14º 2 Pontos; 15º 1 Ponto.