F-Renault: Lapenna inicia maratona de corridas pelos campeonatos Europeu e Italiano

Piloto brasileiro fará seis provas nas pistas de Donington Park, Mugelo e Magny-Cours em um intervalo de apenas três semanas.

O mês de setembro será uma verdadeira maratona para o piloto brasileiro Felipe Lapenna (WebMotors) nos campeonatos Europeu e Italiano de Fórmula Renault. Após passar cerca de um mês e meio longe das pistas, ele encara nas próximas três semanas seis corridas nos circuitos de Donington Park (Inglaterra), Mugelo (Itália) e Magny-Cours (França), que serão realizadas em sistema de rodada dupla e representam a chegada à reta final dos dois principais torneios da categoria em todo o mundo.

Com calendários abundantes em corridas, mas enxutos em relação às datas, o Europeu e o Italiano começaram em abril e terminam já no mês de outubro. São sete rodadas duplas por competição, que correspondem a 14 eventos e 28 corridas em apenas sete meses. Nesse período, a existência de alguns intervalos nos calendários cria seqüências de provas como as dos meses de setembro e outubro, quando os piloto terão, por duas vezes, seis corridas em apenas três semanas.

“Vai ser um verdadeiro corre-corre, mas eu estou muito ansioso por voltar a acelerar”, disse Lapenna. “O curioso é que no caso do Campeonato Europeu, por exemplo, ainda nem começamos a segunda metade do calendário e só temos mais dois meses de corridas pela frente. A maior parte dos pontos em jogo nessa série está condensada no final e isso tem pelo menos um lado positivo, que é a manutenção da disputa pelo título até os últimos momentos do campeonato”, acrescentou o brasileiro.

Mas, se o Campeonato Europeu está ainda em seu início, o torneio Italiano se aproxima da decisão com a chegada da etapa de Mugelo. Na próxima semana será realizada a penúltima corrida do ano, e 11 pilotos ainda brigam pelo título. Prioridade de Felipe Lapenna após a conquista de bons resultados no início da temporada – ele chegou a ocupar a quarta colocação na classificação geral da competição –, o campeonato nacional da Itália reúne boa parte dos pilotos que competem no Europeu, e tem sido mais positivo a Lapenna, principalmente, pelo fato dele ter conhecido previamente algumas das pistas que integram o calendário.

“Minha equipe é italiana e isso ajuda. Na Fórmula Renault o equilíbrio é tão grande quanto na Stock Car brasileira, por exemplo, e não é raro termos 30 carros no mesmo segundo. Isso significa que qualquer detalhe faz uma enorme diferença, e por isso saber de antemão alguns segredos dos circuitos é fundamental”, encerrou o atual Campeão Brasileiro de Fórmula Renault.

Veja se seqüência de provas de Felipe Lepenna prevista para os próximos meses:
08 e 09 de setembro – Campeonato Europeu (Donington Park, Inglaterra)
15 e 16 de setembro – Campeonato Italiano (Mugelo, Itália)
22 e 23 de setembro – Campeonato Europeu (Magny-Cours, França)
13 e 14 de outubro – Campeonato Italiano (Monza, Itália) – FINAL
20 e 21 de outubro – Campeonato Europeu (Estoril, Portugal)
27 e 28 de outubro – Campeonato Europeu (Bacelona, Espanha) – FINAL

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *