F-São Paulo: Equipes se dividem para corridas da Fórmula São Paulo e da F-3 no fim de semana

Duas únicas categorias de monopotos do país voltam à pista neste domingo. O torneio nacional corre na capital paulista, enquanto o campeonato sul-americano vai à Curitiba.

O próximo domingo (27/5) será de intensa atividade para as duas únicas categorias de monopostos existentes atualmente no país. A Fórmula 3 Sul-Americana vai ao Autódromo de Curitiba para a terceira rodada dupla do calendário, enquanto a Fórmula São Paulo retoma sua rotina de treinos e corridas no Autódromo de Interlagos, sede de todas as suas dez etapas na temporada.

Os dois torneios, que oferecem pacotes técnicos bastante diferentes e apresentam custos igualmente distintos, atraíram grande número de pilotos vindos do kart neste ano e estão com os maiores grids dos últimos tempos. Na Fórmula 3 são esperados 17 carros, e na F-São Paulo, outros 15.

Para as equipes Prop Car e Dragão Motorsport, que disputam o torneio nacional e também participam do campeonato sul-americano, o ritmo foi intenso nos últimos dias, e exigiu a montagem de um esquema de trabalho diferenciado para atender à demanda gerada pelos dois eventos, distantes entre si cerca de 500 km.

Na Dragão Motorsport, time dos paulistas Gabriel Tojal e Thiago Massa, e do catarinense Allisson Silva na Fórmula São Paulo, a etapa deste domingo do estadual é fundamental para as pretensões dos três pilotos. Allisson, que compete pela equipe desde o início do ano, está a um ponto da liderança do campeonato. Já Gabriel e Thiago, recém-chegados ao time, buscam o primeiro pódio na categoria.

“Fizemos apenas uma corrida pela Dragão Motorsport, mas pude comprovar o profissionalismo da equipe. Estou bastante confiante para este fim de semana e acredito que meu primeiro pódio esteja próximo”, declarou Gabriel Tojal, que corre com o patrocínio de Agecom, Vorax, Kartmox e Pirelli.

As diferentes células de trabalho montadas pela Dragão para este fim de semana funcionam de forma independente, sendo que os engenheiros e mecânicos foram selecionados para cada uma delas de acordo com sua experiência no acerto dos carro. Isso dá aos pilotos a certeza de que o trabalho dos últimos dias pode render bons resultados neste domingo, tanto na Fórmula São Paulo quanto na Fórmula 3.

“Fizemos bons treinos entre a quarta e a quinta etapas da temporada e estou com boas expectativas para este fim de semana. Sinto que a cada corrida estou mais adaptado ao carro e também à equipe, o que certamente me deixa mais perto de meu primeiro pódio na categoria”, encerrou Tojal.

Na Fórmula 3 Sul-Americana a Dragão Motorsport compete com o piloto paranaense William Starostik. A Fórmula São Paulo utiliza chassis de fabricação nacional da marca Techspeed, equipados com motor AP 1.8 que rende 136 hp e é capaz de levar o monoposto a 230 km/h. O câmbio utilizado é o Hewland, o mesmo da Fórmula 3 Sul-Americana. Para deixar a disputa com maior igualdade, há apenas um preparador de motores para todos os competidores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *