Stock: Paulo Salustiano ganha motivação com preparo psicofísico de ponta

Assessorado pelo conceituado preparador José Rubens D’Elia, o paulista ganha um ‘Software da Disciplina’.

Com um número maior de etapas e uma grande disputa entre os 50 participantes em 2007, a Stock Car V8 vem exigindo cada vez mais um forte preparo físico e psicológico de seus pilotos. Pensando neste aspecto, o paulista Paulo Salustiano (Inpacom/Nicoboco/Sawary/RedeTV) decidiu não perder tempo e procurou um dos profissionais mais conceituados neste meio, o preparador José Rubens D’Elia, para cuidar deste fundamental quesito para o sucesso de um piloto. “Em 2002 iniciamos uma parceria quando eu corria de fórmula, mas depois interrompi. Neste ano, a temporada será muito difícil, desgastante e por isso voltei a pedir o auxílio dele”, comentou o representante da equipe M4T/WAS.

Ao longo de mais de 20 anos de carreira, José Rubens D’Elia já atendeu mais de 500 atletas, desenvolvendo uma metodologia de Terapia Esportiva, com o objetivo de equilibrar corpo e mente deles. Atualmente, D’Elia é consultor esportivo da Equipe Olímpica de Ciclismo, preparador físico do velejador heptacampeão Robert Scheidt, além de trabalhar com o saltador Jardel Gregório. “O Paulo Salustiano, quando está comigo, é um atleta que eu assessoro de perto, pois acredito em seu potencial. A meta de nosso trabalho este ano é um preparo psicofísico, onde buscaremos melhorar também a parte mental, fundamental em um esporte competitivo como o automobilismo da Stock Car”, declarou o preparador.

De acordo com o piloto de 23 anos de idade, a atenção e eficiência de José Rubens em seu trabalho têm sido fatores decisivos para seu atual momento no automobilismo. “O próprio Zé Rubens está cuidando de mim e isso tem sido muito gratificante, pois ele é um campeão e forma campeões, e seu trabalho já está me ajudando muito”, constata.

José Rubens destaca ainda os pontos a serem trabalhados e que já estão dando resultado ao representante da Inpacom, Nicoboco, Sawary e RedeTV. “Nossa função é instalar um ‘software da disciplina’ no Paulinho, concentrando sua atenção para as corridas. Ele é um piloto jovem, e ainda tem muito que melhorar neste aspecto. Para isso, fazemos um preparo que exige comprometimento, onde estamos juntos sete dias por semana, mesclando trabalhos físicos e psicológicos, com meditação, imagens e alinhando seus objetivos a cada corrida”, detalhou.

“Os resultados com o Paulo já estão dando resultado. Percebo que sua auto-estima e sua própria aparência estão melhorando em pouco tempo”, concluiu o experiente profissional em preparação de atletas. “Em três semanas de treinamento, já perdi três quilos e ganhei fôlego e força muscular e, vendo estes resultados rápidos, isso soma na motivação que é levada à pista”, avaliou Salustiano.

A Stock Car Brasil 2007 retorna às pistas nos três primeiros dias do mês de junho, quando será realizada a terceira etapa do campeonato, no Autódromo de Campo Grande, situado na capital sul-mato-grossense. A atual liderança da Copa Nextel Stock Car é do paranaense Rodrigo Sperafico, com 31 pontos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *