F-São Paulo: Lambert vence e assume a liderança do campeonato

Piloto carioca completou prova de recuperação após cair para a sétima posição na largada. Segunda posição ficou com o paulista Raphael Abbate, que disputou sua quarta prova na categoria.

O carioca Henrique Lambert assumiu a liderança do campeonato da Fórmula São Paulo após vencer a segunda etapa da temporada, realizada neste domingo (9) no Autódromo de Interlagos. Com o resultado de hoje, o piloto da Iaconelli Racing passou a somar 35 pontos na classificação geral, contra 20 de Thiago Armentano (Alpie Racing) e Nilton Molina Iaconelli Racing), que dividem a vice-liderança.


 


Pole position da prova, Lambert era o grande favorito neste fim de semana, mas encontrou dificuldades para confirmar a primeira posição após um erro na largada que quase lhe custou a corrida. Depois de cair para terceiro no momento da luz verde, ele tentou recuperar o segundo posto com uma ultrapassagem por fora sobre Molina no S do Senna, mas saiu da pista e fechou a primeira volta em sétimo.


 


Com um ritmo corrida consistente, o carioca passou, então, a recuperar posições e viu a vitória se aproximar ainda mais após o abandono de seu companheiro de equipe, que recolheu o carro aos boxes na nona passagem após a quebra de um rolamento do diferencial.


 


“Essa vitória coroou o trabalho de toda a semana. No início da corrida fui um pouco ansioso, e como estava com os pneus ainda frios, quase fui para a grama. Retornei em sétimo e achei que a vitória tinha ficado um pouco distante, mas procurei manter a concentração e o resultado acabou sendo positivo”, declarou o carioca, que conquistou sua terceira vitória na categoria.


 


O segundo colocado na prova deste domingo foi Raphael Abbate, que disputou sua quarta corrida na Fórmula São Paulo. Segundo no grid, ele largou de forma agressiva e se manteve na liderança durante a maior parte da prova. No final, acabou ultrapassado por Lambert na freada da Curva do Lago, mas comemorou o resultado.


 


“Acredito que a largada tenha sido determinante para mim nessa corrida, e estou particularmente satisfeito por ter conseguido concluir minha primeira prova na Fórmula São Paulo após três quebras. Minhas primeiras participações na categoria foram complicadas, mas hoje deu quase tudo certo e por isso comemorei bastante o resultado”, declarou Abbate.


 


O terceiro colocado na prova deste domingo foi Amorin Jr., que teve problemas de motor nos treinos livres e foi uma das surpresas da prova. Apesar de ter completado apenas 20 voltas ao longo de todos os treinos da semana – um imprevisto que o impediu de buscar um melhor acerto para o carro –, o veterano piloto de 39 anos conseguiu subir ao pódio pela primeira vez em 2008.


 


“Meu carro saía muito de frente, estava muito difícil de guiar, e em conseqüência disso tive uma corrida bastante desgastante. Como não conseguimos desenvolver um bom acerto, tive que compensar a deficiência do carro buscando um traçado diferente, e por isso a prova foi extremamente cansativa para mim”, encerrou Amorin.


 


Após duas etapas, os seis primeiros colocados na Fórmula São Paulo são, nessa ordem: Henrique Lambert (35 pontos), Thiago Armentano e Nilton Molina (20), Leandro Florenzo (16), Raphael Abbate (15), Amorin Jr. (12). Os seis primeiros colocados na etapa deste domingo da Fórmula São Paulo foram.


 


1) Henrique Lambert, 18 voltas em 31min48s221


2) Raphael Abbate, a 2s767


3) Amorin Jr., a 5s497


4) Felipe Leonardos, a 20s688


5) Thiago Armentano, a 24s683


6) Leandro Florenzo, a 25s812

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *