F-Truck: Muffato vence a Fórmula Truck em Cascavel com chegada emocionante

O veterano piloto cascavelense estreou na categoria e conquistou a vitória com ultrapassagem na linha de chegada

Com ultrapassagem na linha de chegada, o paranaense Pedro Muffato conquistou a vitória na 4ª etapa da Fórmula Truck, disputada neste domingo, no autódromo Zilmar Beux, em Cascavel, região Oeste do Paraná. Muffato estreou na categoria em casa e conquistou a vitória na classificação geral e na categoria EletrÁ´nico. Na categoria Bomba Injetora, a vitória foi do gaúcho Rafael Fleck, que largou na pole position.

Aos 82 anos, Muffato fez história neste domingo. Ele foi o mais rápido nos treinos de sexta-feira, largou na pole position, ganhou a corrida 1 de ponta a ponta, recebendo a bandeirada com 2s578 de vantagem para o catarinense Rogério Agostini, o segundo colocado. Na corrida 2, Muffato largou bem e manteve a liderança. Permaneceu na posição até a oitava volta, quando foi ultrapassado por Agostini. Na frente, Agostini chegou a abrir nove segundos de Muffato. No entanto, faltando três voltas, a diferença começou a cair. Na última volta, Muffato encostou na reta dos boxes antigos e entrou na linha de chega colocado. A disputa foi até a linha de chegada, com Muffato ultrapassando. A cronometragem registrou a vitória do cascavelense por 540 milésimos de segundos. Â

O show de Muffato não ofusca a atuação de Rogério Agostini. Ele largou em último, 22º no grid em função da desclassificação por ter recebido auxilio mecânico durante o treino classificatório, e na nona volta chegou Á  vice-liderança. Também se destacaram na categoria EletrÁ´nico, João Batista Santos, Márcio Rosa e Álvaro Bento, que foram terceiro, quarto e quinto respectivamente.

Na categoria Bomba Injetora, o gaúcho Jorge Fleck largou na pole position e dominou as duas corridas. Na primeira, cruzou a linha de chegada 16s365 Á  frente de Gilmar Mottin e na segunda recebeu a bandeirada 8s353 Á  frente de Túlio Bendo.

Na soma das duas provas, Fleck garantiu a vitória ao somar 40 pontos. Túlio Bendo se classificou em segundo, com 34 pontos; seguido de Gilmar Mottin, 32; Márcio Rampon, 27; e Geraldo Alves, fechando os cinco primeiros, com 23 pontos.

                   Vitória de Cascavel

Festejado pelo publico, Pedro Muffato diz que a vitória foi de Cascavel. Ele destacou a boa preparação do caminhão, feita por equipe comandada pelo Dico e também o seu conhecimento do traçado. Muffato explicou que quando perdeu a liderança para Agostinho, o motor de seu caminhão apresentava falha de um cilindro. “Acredito que tenha quebrado um balanceiro. Seguei a pensar em ir para os boxes, mas decidi continuar na pista e ver o que iria dar. Percebi que dava para andar em um ritmo de poderia me garantiu em segundo. Mas faltando três voltas, percebi a queda de rendimento do Agostini e decidi arriscar um pouco. Na penúltima volta, pisei mais no acelerador torcendo para não quebrar porque sabia que ele não poderia aumentar a potência. Deu certo, passei na linha de chegada. A vitória é de Cascavel”, completa o festejado Muffato.

Rogério Agostini lamentou o problema, mas comemora o fato de ter largado em último e quase ter vencido. “Fiz uma boa corrida. O caminhão está perfeito até cinco voltas do fim, quando a temperatura subiu e ferveu. A três voltas, quebrou a turbina e a partir daÁ­ passei apenas a torcer para que o Muffato não conseguisse chegar. Não tinha o que fazer. Pisava fundo, mas a potência do motor não subia. Não venci, mas a corrida foi show”, acentua Agostini.

                   Fleck desencanta

Depois da vitória bater na trave nas três primeiras etapas, Rafael Fleck desencanta a conquista a sua primeira vitória na categoria. “Hoje deu tudo certo, mas tivemos muito trabalho. Depois do treino classificatório, descobrimos uma rachadura no cabeçote. A equipe trabalhou até as duas da madrugada para arrumar o motor e pudemos largar normalmente. Foi tudo normal das duas corridas, pude até administrar um pouco para não correr risco. Precisávamos desta primeira vitória para reagirmos no campeonato”, frisa Rafael Fleck.

A 4ª etapa da Fórmula Truck será disputada no dia 7 de setembro, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

A Fórmula Truck tem promoção e organização de Gilberto Hidalgo, supervisão das federações do Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo; patrocÁ­nio da JK Tyre e Silvercap, e apoio da Volparts, Meritor, Eckisiel e Platodiesel.

Â

Resultado da 4ª etapa da Fórmula Truck em Cascavel

Categoria EletrÁ´nico

1º) Pedro Muffato (Cascavel-PR), Scania, com 40 pontos

2º) Rogério Agostini (São Miguel do Oeste-SC), Mercedes-Benz-RS), 36

3º) João Batista M. dos Santos (Colombo-PR), Scania, 32

4º) Márcio Rosa (Canoas-RS), Volvo, 27

5º) Álvaro Bendo (Ermo-SC), etapa  Scania, 25

6º) Dario Amaral (Pindamonhangaba-SP), Scania, 22

7º) Alex Vieira (Santos-SP), Protótipo, 16

8º) Léo Barramacher (Balneário Camboriú-SC), Volvo, 13

9º) João Helder Mottin (Curitiba-PR), Protótipo, 11

10º) Jorge “Feio” MaurÁ­cio (Pelotas-RS), Scania, sem pontos

Â

Categoria Bomba Injetora

1º) Rafael Fleck (Porto Alegre-RS), Scania, com 40 pontos

2º) Túlio Bendo (Ermo-SC), Scania, 34

3º) Gilmar Mottin (Adrianópolis-PR), Volvo, 32

4º) Márcio Rampon (Curitiba-PR), Scania, 27

5º) Geraldo Alves (São Paulo-SP), Volkswagen, 23

6º) Felipe Fráguas (Santos-SP), Volvo, 23

7º) LuÁ­s Paulo Rampon (Curitiba-PR), Scania, 14

8º) Cléber Fonseca (Cascavel-PR), Ford, 13

9º) Daniel Lovatto (Almirante Tamandaré-PR), Scania, 10

10º) José Newton Ficagna (São Miguel do Iguaçu-PR), Scania, sem pontos

11º) Lazaro Donizete (São João da Boa Vista-SP), Volkswagen, sem pontos

12º) Sidnei Alves (São Paulo-SP), Volvo, sem pontos