F1: FIA quer aumentar preço para inscrição de equipes

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) pretende aumentar o preço para entrada das equipes na temporada 2009 da Fórmula 1 a 740 mil euros, ante os atuais 300 mil, para cobrir custos com serviços e equipamentos.

A proposta, divulgada em um documento, será apresentada oficialmente ao conselho esportivo da FIA durante reunião em Paris na quarta-feira.


Se a medida for aprovada, a federação então discutirá a decisão com as 10 equipes da F-1.


A intenção de aumentar o valor para entrada das escuderias acontece após os pilotos terem demonstrado insatisfação, na semana passada, com a decisão de subir o preço da licença para competir. O britânico Lewis Hamilton, da McLaren, teve que pagar 228 mil euros, contra 1.725 euros pagos em 2007.


Entretanto, o novo aumento acontece enquanto as equipes continuam a negociar com o detentor dos direitos comerciais da categoria, Bernie Ecclestone, e a CVC Capital por um novo acordo que definirá os valores para as divisões das receitas da categoria.


Reportagens da semana passada sugeriam que o presidente da FIA, Max Mosley, que estará presente ao encontro de quarta-feira com Ecclestone, vai pedir por um aumento na participação das escuderias nas receitas.


A proposta da FIA de aumentar o preço da taxa paga pelas equipes, que anteriormente subiria apenas 3%, tem como justificativa o pagamento de seis serviços, entre eles uma rede de comunicação segura para os boxes e o serviço de meteorologia.


Ecclestone também deve apresentar na reunião o calendário provisório para a temporada de 2009.


Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, deve fazer sua estréia na temporada, que poderá ter 20 grandes prêmios se o GP dos Estados Unidos, em Indianápolis, voltar ao programa. Neste ano, serão disputadas 18 corridas.


Fonte: Reuters