F1 Historic: Em Monza, Katsu Kubota vence pela primeira vez

O japonês Katsu Kubota (Williams FW07C-14/ CGA Engineering) venceu no domingo (06/06) em Monza, na Itália, a 3ª etapa do FIA Historic Formula One Championship, e parte integrante da 58ª Coppa Intereuropa. Foi a primeira vitória de Kubota na categoria. O inglês Bobby Verdon-Roe (McLaren MP4/1B/ Scuderia BVR) e o espanhol Joaquin Folch (Brabham BT49C-10/ Kumschick Racing) completaram o pódio.

Ao contrário de domingo, o fim de semana começou complicado para Kubota. Na sexta-feira o motor DFV do Williams FW07C-14 do japonês estourou com a CGA Engineering trabalhando até tarde da noite para instalar um novo motor.

O longo trabalho da equipe CGA foi recompensado, com Kubota marcando a pole-position com o tempo de 1m41s959. O inglês Rowland Kinch (Arrows A4-2/ G-Cat Racing) completou a primeira fila. Verdon-Roe e Folch formaram a segunda fila. O brasileiro Abban Kogan (Williams FW06/ CGA Engineering), parceiro de equipe de Kubota, fez o 15º tempo, com a equipe também tendo trabalho à noite, para reparar a asa traseira do Williams FW06 para a prova do domingo. O grid contou com 23, dos 26 carros inscritos.

Na largada Kinch assumiu a liderança, seguido por Verdon-Roe. Kubota caiu para terceiro, com Folch em 4º e o inglês Steve Hartley (Arrows A4/ Mirage) na 5ª posição. Nas três voltas seguintes Kinch e Verdon-Roe andaram colados. Na seguinte Verdon-Roe forçou a ultrapassagem sobre Kinch, ganhando a primeira posição. Pouco depois Kubota também superou o Arrows A4, que abandonou duas voltas depois com problemas no acelerador.

Na metade da prova Kubota mergulhou por dentro na primeira chicane, ultrapassando Verdon-Roe, assumindo a liderança até a bandeirada final. Kubota venceu, depois de 12 voltas e 20m55s de prova, com 1s033 de vantagem sobre Verdon-Roe. Folch, mesmo com problemas de visão após perder as lentes de contato, manteve a terceira posição.

Hartley terminou em 4º, seguido pelos compatriotas Richard Eyre (Williams FW08-3/ RJM Motorsport) e Peter Meyrick (March 761/ AMR), vencedor na Classe B. Os cinco primeiros colocados pertencem a Classe C. O francês Patrick d’Aubreby (Tyrrell 012/ Ecurie Griffiths) venceu na Classe D, sendo 10º no geral. Pela Classe A vitória do francês Laurent Fort (Surtees TS9B/ Espirit Competition), 13º no geral.  

Kogan abandonou na 2ª volta.

Verdon-Roe lidera o campeonato com 21 pontos, seguido por Folch e Meyrick, empatados com 20. Kogan, com 14 pontos, é o 6º.

A próxima etapa acontece em Brands Hatch, na Inglaterra, no dia 04 de julho. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *