F1: McLaren diz que FIA havia dado ‘ok’ para manobra

A McLaren apresentou nesta terça-feira um protesto junto Á  Federação Internacional de Automobilsmo (FIA) pela punição sofrida pelo inglês Lewis Hamilton no GP da Bélgica, no último domingo, quando passou de vencedor para terceiro colocado da prova. A equipe alegou que, durante a corrida, a entidade deu “ok” para a manobra que ocasionou a pena.

“Quando nós pedimos para o Controle de Corrida confirmar se a manobra do Hamilton em cima do Raikkonen foi normal, eles disseram duas vezes que acreditavam que o nosso piloto havia agido de forma correta”, afirmou o diretor-geral da McLaren, Martin Whitmarsh, em entrevista ao site da revista inglesa Autosport.

Na manobra, o piloto da McLaren cortou uma chicane e ultrapassou o finlandês Kimi Raikkonen. Mesmo cedendo a posição ao rival por alguns instantes e cruzando a linha de chegada em primeiro, os diretores de prova decidiram pela punição de 25 segundos, o que fez o brasileiro Felipe Massa herdar a vitória.

“Se o Controle de Corrida tivesse expressado qualquer ressalva na ação do Hamilton naquele momento, nós terÁ­amos instruÁ­do nosso piloto a permitir que o Raikkonen o passasse pela segunda vez”, completou Whitmarsh.

Com a mudança de resultado, a vantagem de Hamilton na liderança do Mundial de Piloto em relação a Massa caiu para dois pontos. Se tivesse vencido, a vantagem seria de oito pontos.