F1: Na Turquia, Lucas estreia nova versão do VR-01

Di Grassi volta à pista na qual venceu duas vezes na GP2 e dedicou semana aos treinos físicos

É na Turquia que Lucas Di Grassi (Clear, Sorocred, Locaweb, Eurobike, Schioppa) busca terminar seu terceiro GP na Fórmula 1. A sétima etapa da temporada 2010 acontece neste final de semana no circuito de Istambul, traçado no qual o brasileiro da Virgin Racing venceu duas vezes (em 2007 e 2009), quando disputava a GP2.

Assim como Interlagos, os carros correm no sentido anti-horário, e outra particularidade dos 5.338 metros é a curva 8, que tem quatro pontos de tangência e é de alta velocidade, exigindo além de uma boa dose de pressão aerodinâmica dos carros, bastante força nos músculos do pescoço para suportar tamanha força G lateral. Por isso, Lucas tem dedicado o trabalho físico após o GP de Mônaco no fortalecimento muscular superior.

“Como o circuito é no sentido anti-horário, ele vai exigir um pouco mais de força no pescoço no lado esquerdo, especialmente na curva 8, que é bem rápida e técnica. Então completei muitas voltas no simulador da equipe na Inglaterra, bem como focalizei os treinos físicos para fortalecer a musculatura do pescoço”, adiantou o piloto da Virgin, que irá estrear a nova versão do VR-01.

O carro tem o chassi modificado para acomodar um tanque maior de combustível, assim como um novo assoalho e uma distância entre-eixos maior. Além disso, o carro traz novas atualizações aerodinâmicas, e isso inclui uma nova cobertura do motor (em formato ‘bigorna’) e outras novidades que deverão maximizar a pressão aerodinâmica, trazendo maior estabilidade ao conjunto.

“Pela primeira vez vou ter o carro atualizado, ainda assim um pouco mais pesado que o do (Timo) Glock, por causa da nossa diferença de estatura. Estas melhorias deverão trazer de meio a um segundo no nosso tempo de volta.”, afirmou Di Grassi. “Gosto muito de correr na Turquia, uma pista na qual venci duas vezes na GP2. Sabemos que a realidade é bem diferente agora, mas vamos buscar novamente ser a melhor equipe entre as novatas. Estamos focados em resolver os problemas de durabilidade e vamos com a esperança de um bom resultado”, disse.

Os treinos livres de sexta-feira (28) serão mostrados ao vivo pelo canal SporTV. A sessão classificatória de sábado (29) e a corrida no domingo (30) terão transmissão ao vivo pela Rede Globo.

Confira a programação para o GP da Turquia (horário de Brasília):

Sexta-feira (28/05)
04h00: Treino livre 1
08h00: Treino livre 2

Sábado (29/05)
05h00: Treino livre 3
08h00: Qualifying

Domingo (30/05)
09h00: Largada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *