F1: Para Klien, novo carro da BMW é o mais feio já visto

Enquanto Pedro de la Rosa minimizou nesta segunda-feira a possibilidade de haver uma “revolução” nos carros da Fórmula 1 para a temporada 2009, Christian Klien admitiu estar assustado com o design que os monopostos terão. Segundo afirmou o piloto austrÁ­aco, a BMW que ele guiou nesta segunda-feira, já adaptada para as modificações no regulamento da categoria, é o carro “mais feio” que ele já viu.

Uma vez que as equipes serão obrigadas a retirar o grande número de “asinhas” que faziam parte dos veÁ­culos, a BMW se viu obrigada a reformular totalmente o carro para os testes de Barcelona, que servem como preparação para o ano que vem. Desse modo, destacou-se negativamente ao reconfigurar as asas dianteira, mais larga e mais alta, e traseira, mais estreita.


O estranhamento, porém, parece que não foi causado apenas aos fãs que acompanharam os treinos espanhóis, até porque Klien admitiu a feiúra do monoposto. “Nunca vi um carro tão sexy”, brincou o austrÁ­aco, o décimo mais rápido desta segunda-feira. “É muito, muito novo para todos. Para mim, até aqui é o Fórmula 1 mais feio que já vi”.


Além da preocupação com a reformulação nas asas, o novo regulamento da Fórmula 1 traz Á s escuderias a obrigação de implantar o KERS (sistema de recuperação de energia cinética), que mudará também o equilÁ­brio de peso dos carros, e os pneus slick, que retornam Á  categoria.


De acordo com o piloto de testes da BMW, as mudanças já incrementadas no carro alemão ainda são pequenas diante daquelas que ainda virão até o inÁ­cio do próximo Mundial. “Ainda haverá muitos alterações até a primeira corrida em março (na Austrália). Teremos de nos acostumar a isso”.


Embora não tenha aprovado o design do monoposto, Klien não deixou de elogiar o desempenho dele, que colocou ainda Robert Kubica no sétimo lugar dos trabalhos na Catalunha.


“Na verdade ele anda muito bem. Como foi visto, os tempos de volta já são muito bons”, disse, lembrando que a maioria das equipes não foi Á  pista com um equipamento já tão voltado para o de 2009 quanto o da BMW.


Fonte: Gazeta Press