F1: Toyota confirma que não deixará a categoria

A Toyota reafirmou nesta segunda-feira que continuará como uma das equipes da Fórmula 1 para a próxima temporada. Nas últimas semanas, havia surgido o boato de que a montadora estava insatisfeita com as novas regras de custos para o ano de 2009 e poderia migrar para a categoria Le Mans.

“Nossa equipe está comprometida em seguir na Fórmula 1 por muito tempo e nosso objetivo na categoria é vencer – existimos para triunfar e estamos engajados para conseguir isso”, informou a montadora japonesa em comunicado oficial.


Recentemente, John Howett, presidente da Toyota, havia reclamado da intenção da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) de padronizar os motores para todos os carros da F-1. A escuderia deixou claro que é contra a mudança, mas nem por isso deixará a Fórmula 1 até, pelo menos, as próximas quatro temporadas.


“Acreditamos que a F-1 deve ser um desafio tecnológico para a Toyota, e nos deixa motivados a continuar na categoria até 2012, pelo menos”, informa o comunicado, que também admite o interesse da equipe nipônica em explorar novas áreas do automobilismo mundial.


“Nunca escondemos o desejo de participar de outras competições automotivas, incluindo a Le Mans. Mas atualmente não temos planos concretos e sequer tomamos decisões de alteração ao nosso programa”, discorre a Toyota.


Contando com o italiano Jarno Trulli e com o alemão Timo Glock em seu quadro de pilotos, a Toyota aparece no quinto lugar do Mundial de Construtores da F-1 em 2008, com 52 pontos. À frente figuram Ferrari (155 pontos), McLaren (145), BMW Sauber (135) e Renault (72).


Fonte: Gazeta Esportiva.Net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *