F3 Alemã: Rafael Suzuki abandona prova confusa em Oschersleben

Rodada que encerra a temporada 2009 é marcada pela chuva na Alemanha.

A chuva vai roubando a cena na rodada final do Campeonato Alemão de Fórmula 3, que acontece no circuito de Oschersleben, a cerca de 100 km da capital Berlim. Neste sábado foi realizada a 17ª das 18 provas marcadas no calendário da categoria. Uma corrida que começou confusa já na tomada de tempos – disputada na sexta-feira – quando 16 pilotos foram punidos por não respeitar a ordem de reduzir a velocidade nos trechos de bandeira amarela. Rafael Suzuki, único piloto brasileiro no certame, partiu da 10ª posição no grid deste sábado e fazia uma prova de recuperação quando escapou da pista e teve de abandonar a disputa.

“Choveu muito ontem (sábado) e a corrida foi difícil, principalmente para quem vinha do pelotão intermediário. Os carros da frente levantavam muita água, então não dava para enxergar direito e ficou muito difícil ultrapassar”
, contou Suzuki, que ocupava o oitavo lugar quando abandonou. “Foi uma pena ter escapado da pista porque meu carro estava bastante rápido. Eu tinha a segunda melhor volta da prova até aquele momento”, lamentou.

O potencial de Rafael Suzuki e dos carros da equipe HS Technik na pista molhada ficou comprovado no treino classificatório para a 18ª etapa. Com a pista molhada, Rafael chegou a liderar a sessão e a HS Technik colocava seus três carros entre os quatro primeiros. Porém, na parte final do treino a pista formou um ‘trilho’ seco e alguns times arriscaram colocar pneus slicks (para pista seca) nos seus carros. “A HS preferiu não trocar os pneus, mas quem trocou conseguiu baixar os tempos e nós acabamos perdendo posições”, disse Rafael Suzuki, que ficou com o 10º tempo para o grid de largada.

Na manhã deste domingo o brasileiro disputa a última prova da Fórmula 3 Alemã em 2009. Ele defende a terceira colocação no campeonato, que ocupa com três pontos de vantagem sobre Markus Pommer – o quarto colocado – e quatro a mais que Nico Monien, o sexto. O título da temporada foi definido por antecipação a favor do belga Laurens Vanthoor – vencedor da prova deste sábado, enquanto Stef Dusseldorp garantiu o vice-campeonato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *