F3 Alemã: Rafael Suzuki larga na quinta fila na Alemanha

Brasileiro tem uma boa estréia no Campeonato alemão, ficando em nono entre 30 pilotos nas classificações da rodada de abertura da Fórmula 3.



O brasileiro Rafael Suzuki (SVLabs) começou bem a disputa no Campeonato Alemão de Fórmula 3. Convidado de última hora da equipe sueca Performance Racing, ele vai largar da quinta fila nas duas primeiras etapas que serão realizadas neste final de semana (26 e 27/4), no Autódromo de Hockenheim, na Alemanha. “Acho que está razoável começar entre os dez primeiros em um grid de 30 carros, sem conhecer bem o circuito, e com a equipe estreando com este pneu”, observou. A Fórmula 3 alemã é uma das mais importantes e disputadas da atualidade, reunindo pilotos de 14 países, e com cinco marcas diferentes de motores.

No primeiro treino de classificação o brasileiro foi para a pista muito cedo com seu Dallara F307/Opel, quando o circuito estava bem molhado, e não pôde aproveitar bem os pneus slicks. Quando voltou para tentar baixar sua marca, os pneus já estavam gastos. “Saímos na hora errada e pesado, com muito combustível. No entanto, já deu para perceber que poderíamos ser competitivos em outra situação”, notou Rafael Suzuki, cronometrado em 1:35.875. A primeira pole do ano ficou com o colombiano Sebastian Saavedra, com 1:34.569. Curiosamente, o melhor alemão vai largar apenas da 17ª posição.

Na sessão de classificação para a corrida de domingo, Suzuki começou andando entre os três primeiros, alcançando a marca de 1:35.801, e parou nos boxes para melhorar o acerto de suspensão. Ao retornar ao circuito, enfrentou um grande tráfego, principalmente por causa do grande número de inscritos e a quantidade de chicanes nos 4.574 metros do traçado. “Dei seis voltas sempre com tráfego e não consegui me livrar. Tenho certeza que poderia ser bem melhor. Era algo bem possível ficar entre os seis primeiros no grid”, comentou o brasileiro. Os pilotos que conseguiram voltas limpas fizeram seus melhores tempos depois de 15 voltas. A pole position ficou com o austríaco Philipp Eng, com 1:34.743.

Para as corridas de sábado e domingo, que terão a duração de 25 minutos cada uma, Rafael Suzuki está bem otimista. “Estamos sempre melhorando a cada vez que entramos na pista. Eu e a equipe, que nunca correu aqui e com estes pneus, estamos aprendendo rápido. E somos os segundos melhores com motor Opel, numa rodada em que os Mercedes estão predominando. Nas corridas vamos nos sair melhor”, promete. A Fórmula 3 Alemã já revelou para o automobilismo mundial pilotos vitoriosos como Michael Schumacher, Jarno Trulli, Nick Heidfeld e o brasileiro João Paulo de Oliveira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *