F3 Britânica: Temporada começa em Silverstone

Silverstone, na Inglaterra, recebeu a etapa de abertura da 63ª temporada da F-3 Britânica.

Após a ameaça de cancelamento da temporada, um calendário com apenas quatro provas foi anunciado. A primeira etapa surpreendeu com a presença de 19 pilotos, em sete equipes. Somente a West Tec alinhou sete carros, todos na Classe National (pilotos novatos, com carros mais novos/ ou antigos). Mais três Classes fazem parte do campeonato: a International (com os carros mais novos, os Dallara F312), a Invitation (os pilotos não pontuam no campeonato) e a National B (para novatos com carros mais antigos).

O britânico John Bryant-Meisner (Performance) venceu a prova de abertura. Como inscrito na Classe Invitation, não somou pontos. O britânico Will Buller (Fortec), segundo colocado, ficou com os pontos máximos. Estreando na categoria, o brasileiro Felipe Guimarães, parceiro de equipe de Buller, fechou o pódio.

O britânico Ed Jones (West-Tec) venceu pela Classe National. Pela National B, a única inscrita foi a britânica Alice Powell (Mark Bailey Racing).

O italiano Antonio Giovinazzi (Double R) venceu a segunda prova. Buller e o indonésio Sean Gelael (Double R) completaram o pódio. Guimarães terminou em oitavo. Jones venceu novamente pela Classe National.

Bryant-Meisner venceu a prova de encerramento. Os pontos máximos ficaram com o britânico Jordan King (Carlin). Buller foi o terceiro. Guimarães foi o sexto. Jones venceu a terceira pela Classe National.

A próxima etapa acontece em Spa-Francorchamps, na Bélgica, entre os dias 25 e 27 de julho.

Final, prova 1, sábado 25 de maio:

1 – John Bryant-Meisner (Dallara 308-Volkswagen) – Performance – 16 voltas em 31’07”288
2 – Will Buller (Dallara 312-Mercedes) – Fortec – 16”533
3 – Felipe Guimaraes (Dallara 312-Mercedes) – Fortec – 25”163
4 – Sean Gelael (Dallara-Mercedes) – Double R – 39”513
5 – Tatiana Calderon (Dallara 312-Mercedes) – Double R – 40”142
6 – Antonio Giovinazzi (Dallara 312-Mercedes) – Double R – 51”888
7 – Ed Jones (Dallara 312-Toyota) – West Tec – 1’14”231
8 – Sun Zheng (Dallara 308-Mugen) – CFR – 1’19”965
9 – Cameron Twynhan (Dallara 308-Toyota) – West Tec – 1’21”589
10 – Roberto la Rocca (Dallara 312-Toyota) – West Tec – 1’30”781
11 – Liam Venter (Dallara 308-Toyota) – West Tec – 1’44”342
12 – Huan Zhu (Dallara 312-Toyota) – West Tec – 1’55”203
13 – Felix Serralles (Dallara 312-Mercedes) – Fortec – 1 volta
14 – Nicholas Latifi (Dallara 312-Volkswagen) – Carlin – 1 volta
15 – Sean Walkinshaw (Dallara 308-Toyota) – West Tec – 2 voltas

Volta mais rápida: John Bryant-Meisner 1’56”020

Abandonos:
Jann Mardenborough (Dallara 312-Volkswagen) – Carlin – 14 voltas
Alice Powell (Dallara 306-Toyota) – MBR – 13
Jordan King (Dallara 312-Volkswagen) – Carlin – 10
Chris Vlok (Dallara 312-Toyota) – West Tec – 4

Prova 2, domingo 26 de maio:

1 – Antonio Giovinazzi (Dallara 312-Mercedes) – Double R – 16 voltas em 31’18”678
2 – Will Buller (Dallara 312-Mercedes) – Fortec – 1”579
3 – Sean Gelael (Dallara-Mercedes) – Double R – 5”112
4 – Felix Serralles (Dallara 312-Mercedes) – Fortec – 6”268
5 – Nicholas Latifi (Dallara 312-Volkswagen) – Carlin – 6”940
6 – Jordan King (Dallara 312-Volkswagen) – Carlin – 7”380
7 – Tatiana Calderon (Dallara 312-Mercedes) – Double R – 13”525
8 – Felipe Guimaraes (Dallara 312-Mercedes) – Fortec – 19”379
9 – John Bryant-Meisner (Dallara 308-Volkswagen) – Performance – 19”892
10 – Jann Mardenborough (Dallara 312-Volkswagen) – Carlin – 21”652
11 – Ed Jones (Dallara 312-Toyota) – West Tec – 48”613
12 – Roberto la Rocca (Dallara 312-Toyota) – West Tec – 58”350
13 – Cameron Twynhan (Dallara 308-Toyota) – West Tec – 1’05”976
14 – Liam Venter (Dallara 308-Toyota) – West Tec – 1’07”444
15 – Sun Zheng (Dallara 308-Mugen) – CFR – 1’08”238
16 – Chris Vlok (Dallara 312-Toyota) – West Tec – 1’11”105
17 – Sean Walkinshaw (Dallara 308-Toyota) – West Tec – 1’21”224
18 – Huan Zhu (Dallara 312-Toyota) – West Tec – 1’24”793
19 – Alice Powell (Dallara 306-Toyota) – MBR – 1’48”616

Volta mais rápida: William Buller 1’55”954

Final, prova 3, domingo 26 de maio:

1 – John Bryant-Meisner (Dallara 308-Volkswagen) – Performance – 16 voltas em 31’06”979
2 – Jordan King (Dallara 312-Volkswagen) – Carlin – 1”018
3 – Will Buller (Dallara 312-Mercedes) – Fortec – 7”138
4 – Jann Mardenborough (Dallara 312-Volkswagen) – Carlin – 11”334
5 – Nicholas Latifi (Dallara 312-Volkswagen) – Carlin – 14”662
6 – Felipe Guimaraes (Dallara 312-Mercedes) – Fortec – 31”848
7 – Antonio Giovinazzi (Dallara 312-Mercedes) – Double R – 33”368
8 – Sean Gelael (Dallara-Mercedes) – Double R – 39”226
9 – Tatiana Calderon (Dallara 312-Mercedes) – Double R – 41”190
10 – Ed Jones (Dallara 312-Toyota) – West Tec – 56”719
11 – Sun Zheng (Dallara 308-Mugen) – CFR – 1’02”485
12 – Cameron Twynhan (Dallara 308-Toyota) – West Tec – 1’15”550
13 – Roberto la Rocca (Dallara 312-Toyota) – West Tec – 1’23”296
14 – Sean Walkinshaw (Dallara 308-Toyota) – West Tec – 1’38”529
15 – Huan Zhu (Dallara 312-Toyota) – West Tec – 2’10”475
16 – Liam Venter (Dallara 308-Toyota) – West Tec – 1 volta
17 – Alice Powell (Dallara 306-Toyota) – MBR – 1 volta

Volta mais rápida: William Buller 1’55”893

Abandonos:
Felix Serralles (Dallara 312-Mercedes) – Fortec – 1 volta
Chris Vlok (Dallara 312-Toyota) – West Tec – 12 voltas