F3 Inglesa: Adriano Buzaid vence pela primeira vez

O brasileiro Alvaro Buzaid, da T-Sport, neste sábado (25/07), em Spa-Francorchamps, a 14ª prova da temporada, encerramento da 7ª rodada dupla do campeonato. Foi a primeira vitória de Buzaid na categoria. A prova de abertura, na sexta-feira (24/07), foi vencida pelo lÁ­der do campeonato, o australiano Daniel Riciardo, da Carlin.
Saindo da pole-position Ricciardo venceu a prova de sexta-feira de ponta a ponta. O francês Jules Bianchi, e o finlandês Valtterri Bottas, parceiros na ART, completaram o pódio.

Logo na primeira volta o Safety-Car foi acionado, devido a uma colisão entre três carros na curva La Source, entre o inglês Riki Christodoulou, da Fortec, o vice-lÁ­der do campeonato, o austrÁ­aco Walter Grubmuller, da Hitech, e o japonês Daisuke Nakajima, da Double R.

Buzaid terminou em 6º, mas foi punido após a prova, por parar fora do local apropriado no grid de largada, caindo para a 19ª posição.

O brasileiro Gabriel Dias, que compete na Classe Nacional pela T-Sport, fazia uma grande prova, andando em 6ª no geral, e liderando na classe, quando teve problemas no motor na metade da prova. Ele caiu várias posições, sendo o 19ª no geral e terceiro na classe, atrás do inglês Daniel McKenzie, da Fortec, e do compatriota Victor Corrêa, da Litespeed (18º geral).

No treino classificatório para o grid da 14ª prova, disputado antes da 13ª prova, Buzaid marcou a sua primeira pole-position. Com irregularidades técnicas os tres carros da ART, de Bianchi, Bottas e Esteban Gutierrez, tiveram os tempos cancelados, com o trio alinhando do fim do grid.

Nesta sábado, Buzaid venceu seguido por Ricciardo e Grubmuller.

Uma forte chuva atrasou a largada, com a distância total sendo reduzida para onze voltas. Como a chuva foi rápida a maioria dos pilotos optou pelos pneus slick.

Na primeira volta um acidente causado pelo espanhol Victor Garcia, da Fortec, eliminou o monegasco Stephane Richelmi, da Barazi Epsilon, e o norte-americano Jake Rosenzweig, da Carlin.

Buzaid manteve a primeira posição na largada, seguido por Ricciardo. Na segunda volta, com os dois carros bem próximos, o australiano chegou a assumir a liderança, com Buzaid reassumindo a ponta na freada depois da subida da Eau Rouge.

Com a volta da chuva Buzaid foi abrindo vantagem, cruzando com 5s900 de frente para Ricciardo. Grubmuller foi o 3º.

O brasileiro fez questão de dedicar a vitória ao amigo Henry Surtees, que morreu no último domingo (19), durante uma prova de Fórmula 2 em Brands Hatch, na Inglaterra. “Corri de luto, com uma faixa preta no bico do carro, em memória ao Henry (Surtees). Quero que este resultado seja uma homenagem para ele, que é era meu amigo”, destacou Adriano Buzaid.

Dias venceu pela Classe Nacional, sendo 11º no geral.  Corrêa abandonou na 7ª volta, depois de parar na caixa de brita, por estar com pneus slick na chuva.

Ricciardo lidera o campeonato com 177 pontos. Grubmuller é o segundo, com 140. Buzaid, em 4º, soma 99.

Na Classe Nacional, que tem apenas três competidores disputando regularmente o campeonato, a liderança é de McKenzie, com 249 pontos, seguido por Dias, que soma 184 e Corrêa, com 130.

A próxima rodada dupla acontece no dia 16 de agosto, em Silverstone, na Inglaterra.