500 Milhas Granja Viana: Equipe Agecom conquista seu melhor resultado nas 500 Milhas da Granja Viana

Time liderado por Gabriel Tojal terminou a prova na 16ª posição e chegou perto do objetivo de completar a corrida entre os dez primeiros colocados.

 


Com uma prova sem erros e sem acidentes, conturbada apenas por pequenos problemas mecânicos e atrasos nas paradas de box, a equipe Agecom comemorou no último fim de semana seu melhor resultado nas 500 Milhas de Kart da Granja Viana. Em sua terceira participação na prova mais importante do ano no kartismo nacional, o time reuniu sua melhor formação desde 2004 e, liderado pelo bicampeão paulista de kart Gabriel Tojal, recebeu a bandeirada na 16ª colocação.


O quarteto da Agecom contou também com Norberto Gresse Filho, piloto da Stock Car V8 Light, Fabio Sabaudo e Thiago Massa. “Essa foi nossa melhor corrida nestes três anos e o resultado é significativo se levarmos em conta que havia 74 karts na pista. Deixamos 58 concorrentes para trás, inclusive equipes com orçamentos bem maiores, e por isso comemoramos muito. Nosso kart não apresentou grandes problemas mecânicos e terminamos a prova sem nenhum acidente além de um toque por trás que recebemos na largada”, lembrou Tojal.


Mesmo tendo obtido o 20º melhor tempo nas tomadas oficiais de tempo, a equipe Agecom teve de largar em 43º devido o novo sistema de classificação deste ano, que concedeu privilégios ao grupo dos pilotos da Fórmula 1 e Fórmula Indy. Partindo do pelotão intermediário, o kart da Agecom foi atingido nos primeiros metros de prova e caiu para a última posição, a quase uma volta do lÁ­der. “O Norberto Gresse fez um ótimo turno e me entregou o kart em 23º. Chegamos a estar em 13º na parte da manhã, e perdemos tempo em pequenos reparos no kart. Não fosse por isso, poderÁ­amos ter chegado entre os seis primeiros”, relembrou Tojal.


O piloto da equipe Agecom não concordou com o sistema de classificação que garante aos pilotos convidados vaga na disputa pela position sem a participação nas primeiras sessões classificatórias. “Eles são as estrelas do evento e, por isso mesmo, não precisam de privilégios. SaÁ­mos em uma posição ruim por conta desse sistema e acabamos levando um toque que atrapalhou nossa corrida e foi o único incidente em pista que tivemos em mais de 600 voltas. Por isso espero que em 2007 as tomadas de tempo voltem a ser disputadas no esquema tradicional”, encerrou o piloto.


Ao final de 644 voltas, a vitória ficou com a equipe MG Polipetro, dos pilotos Antonio Francesco Ventre, José Eduardo Ventre, Bruno Pacetti, Otávio Bonder. Rubens Barrichello, Tony Kanaan, Dan Wheldon e Felipe Giaffone chegaram em segundo no kart da HSBC/Caras. Luciano Burti, Dennis Dirani, Felipe Guimarães e Gabriel Dias cruzaram em terceiro pela equipe Petrobras/Carcasci.