F3 Inglesa: Pela Classe Nacional, Gabriel vence em Silverstone

Brasileiro diminuiu para apenas 10 pontos a vantagem do líder da National Class, Daniel McKenzie, com duas ótimas corridas.

Se em Oulton Park os resultados não foram o que esperava o piloto Gabriel Dias para sua estréia no Campeonato Britânico de Fórmula 3, em Silverstone a história foi bem diferente. Disputando a divisão de acesso da categoria – a National Class -, Dias venceu as duas provas deste domingo (3) em Silverstone, na Inglaterra.

Com os resultados, Dias baixou a diferença – que era de 27 pontos – para apenas 10 em relação ao líder do campeonato, o inglês Daniel McKenzie, segundo colocado em ambas as corridas do final de semana.

Na primeira prova, disputada hoje pela manhã, Gabriel largou da pole position mas foi superado pelo adversário. Na mesma volta, o curitibano recuperou a liderança da National Class e chegou a abrir cinco segundos de vantagem, apenas administrando o ritmo no final da prova. “Na parte final eu comecei a sofrer um pouco com o desgaste dos pneus, mas estou muito, muito feliz por conquistar a minha primeira vitória na Fórmula 3”, afirmou o Curitibano, que reservava uma preocupação para a largada que aconteceria logo mais, à tarde.

“Minha principal preocupação era com os pneus da segunda prova, que eu usei no último treino de classificação. Na minha volta rápida, eu travei as rodas em uma freada. Foi muito forte, e isso consumiu a borracha de forma desigual. Depois disso o carro passou a vibrar bastante”, recordou.

No entanto, Gabriel superou o problema com mais uma vitória. Após uma boa largada, o brasileiro enfrentou dificuldades com o engate da quarta marcha, que lhe fez perder tempo e a liderança na National para McKenzie.

O que se viu nas 17 voltas seguintes foi uma intensa perseguição do brasileiro contra o inglês. No giro final, Dias abriu a volta meio segundo atrás do adversário, e no penúltimo ‘S’ do circuito, conseguiu uma ultrapassagem por fora, cruzando a linha de chegada mais uma vez em primeiro e conquistando sua segunda vitória na categoria.

“O McKenzie vinha no traçado defensivo e me fechava o tempo todo. Mas no final eu consegui colocar por fora e fazer a ultrapassagem. A equipe comemorou muito e eu, particularmente, estou muito feliz. Eu e o McKenzie estamos com carros muito iguais, um forçando o ritmo para cima do outro. Vai ser um campeonato apertado e espero nas próximas corridas acabar com esta vantagem que ele tem na tabela”, explicou Dias.

O próximo encontro da Fórmula 3 Inglesa acontece no circuito de Rockingham, no dia 31 de maio. Confira o resultado da terceira etapa da National Class em Silverstone:

1º) Gabriel Dias (Brasil), T-Sport – 18 voltas
2º) Daniel McKenzie (Inglaterra), Fortec – a 2s087;
3º) Victor Correa (Brasil), Litespeed – a 19s356;
Melhor volta: Daniel Mckenzie – 1min43s939

Confira o resultado da quarta etapa da National Class em Silverstone:

1º) Gabriel Dias (Brasil), T-Sport – 18 voltas
2º) Daniel McKenzie (Inglaterra), Fortec – a 0s716;
3º) Victor Correa (Brasil), Litespeed – a 20s019;
Melhor volta: Gabriel Dias – 1min42s982

A classificação do campeonato ficou assim após quatro corridas:

1º) Daniel McKenzie (Inglaterra) – 73 pontos
2º) Gabriel Dias (Brasil) – 56
3º) Max Snegirev (Rússia) – 37
4º) Victor Correa (Brasil) – 36

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *