F3 Italiana: Guerin é 2º em testes na pista que abre temporada

Brasileiro lidera segunda sessão e fica a menos de um décimo do mais rápido em Franciacorta

O paulista Victor Guerin (Flash Power) fechou com a 2ª colocação os testes coletivos promovidos pela Fórmula 3 italiana nesta terça-feira em Franciacorta. Foi um resultado capaz de ampliar a expectativa otimista do piloto da Lucidi Motorsport para o início da temporada, já que o circuito é o mesmo que receberá a rodada dupla de abertura do calendário nos dias 14 e 15 de maio. Edoardo Liberati, do Team Ghinzani, cravou a melhor volta com o tempo de 1min05s003, superando Guerin por menos de um décimo de segundo.

Guerin foi o mais veloz no período da tarde e lamentou não ter conseguido explorar todo o potencial do jogo de pneus novos. Ele foi obrigado a retornar à garagem da equipe logo depois de deixar os boxes por causa de uma bandeira vermelha que provocou a paralisação das atividades de pista. Quando partiu para a nova tentativa, o semi-eixo quebrou depois de apenas três voltas. “Sem nenhum problema, acho que daria para ter virado pelo menos um décimo e meio melhor”, especulou.

De qualquer forma, o saldo foi mais do que positivo. Os treinos em Franciacorta reuniram 16 pilotos e, pela primeira vez nesta pré-temporada, os carros foram submetidos à vistoria técnica. “Todos estavam com o peso mínimo exigido pela categoria e dentro das especificações de motor da Fiat Powertrain”, lembrou Guerin. “Estivemos aqui há um mês e não fomos tão bem. Viemos para cá agora com mudanças grandes no acerto e parece que encontramos um bom caminho para os treinos classificatórios. O carro passou da água para o vinho.”

Guerin fez questão de ressaltar a importância dos conselhos transmitidos pelo seu orientador técnico. Ex-piloto e com vasta experiência no automobilismo, que incluem o título da Fórmula 3 japonesa e a passagem pela Fórmula 3.000, Paulo Carcasci vem acompanhando o início de carreira do jovem de 18 anos. “Eu não estava muito bem pela manhã e marquei apenas o 7º tempo. Conversamos na hora do almoço, ele me deu alguns toques sobre o traçado nas curvas e já saí virando melhor”, elogiou Guerin.

Os treinos preparatórios serão retomados na próxima terça-feira em Adria, única pista permanente do calendário que ainda não foi visitada pela Fórmula 3 italiana antes do começo do campeonato.

Os melhores tempos em Franciacorta;

1 – Edoardo Liberati (Team Ghinzani), 1min05s003 (138,507 km/h)
2 – Victor Guerin (Lucidi Motorsport), 1min05s081
3 – Michael Lewis (Prema Powerteam), 1min05s128
4 – Daniel Mancinelli (RP), 1min05s175
5 – Raffaele Marciello (Prema Powerteam), 1min05s274
6 – Kevin Giovesi (Lucidi Motorsport), 1min05s292
7 – Facu Regalia (Team Ghinzani), 1min05s311
8 – Eddie Cheever, 1min05s596 (Lucidi Motorsport)
9 – Maxim Jousse (BVM), 1min05s605
10 – Simone Iaquinta (Downforce), 1min05s743

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *