F3: Lucas Foresti vence no Toyota Racing Series

Três corridas. Este foi o tempo necessário para que o piloto brasileiro Lucas Foresti (Giles Motorsport) pudesse se adaptar ao carro do Toyota Racing Series – TRS. Muito rápido e determinado o garoto de 17 anos mostrou seu potencial e, ainda na primeira rodada do campeonato, venceu a primeira prova de sua carreira internacional.

Foresti disputou no sábado a primeira corrida da rodada tripla no Teretonga Park, na cidade de Invercargil, na Nova Zelândia. Nesta oportunidade ele chegou na quinta posição.

Na manhã deste domingo, na segunda corrida, Lucas teve uma prova muito disputada e após uma boa largada pulou para o quinto lugar. Daí por diante ele passou a pressionar Andrew Waite e se defender dos ataques de Earl Bamber, que vinha logo atrás. Os três passaram toda a corrida juntos e, faltando duas voltas para o final, o brasileiro conseguiu superar Waite e finalizou a prova na quarta posição. O estoniano Sten Pentus venceu.

Animado com o seu desempenho nesta prova Foresti se preparou para a terceira e última corrida do final de semana de abertura do Toyota Racing Series 2010. Nesta corrida o grid de largada foi determinado pela posição de chegada na bateria anterior, porém, tendo os seis primeiros as suas posições invertidas. Desta forma, Lucas alinhou seu carro na terceira posição.

Em uma boa largada, aproveitando-se por estar na parte limpa do circuito, Foresti pulou para a segunda posição, ficando atrás apenas de Andrew Waite. Ambos começaram a se distanciar, mas, na segunda volta, Lucas recebeu via rádio a informação de que Waite seria penalizado em cinco segundos por queima de largada. Assim, apesar de estar na segunda posição, de fato ele liderava. Então, o piloto passou a administrar a distância para o terceiro colocado e não deixou Waite abrir. Assim, ao final das 12 voltas, Foresti comemorou muito sua vitória.

“Estou muito feliz com tudo que aconteceu nesta primeira rodada do TRS. Estou competindo contra pilotos bem mais experientes, alguns deles com várias temporadas de experiência inclusive na World Series, A1-GP e GP2. Começamos muito bem nos treinos livres, tivemos problemas na tomada de tempos, mas, sabíamos que nosso carro estava bem acertado. Nas corridas, vim crescendo e os resultados provaram isso. Consegui fazer voltas bastante rápidas, ser consistente e os resultados me animaram muito. Nesta última prova, quando larguei bem e pulei para segundo, tinha completa condição de buscar a ultrapassagem sobre Waite, mas, como a equipe me disse que ele estaria penalizado, não quis arriscar e administrei o resultado até o final”, explicou Foresti.

“Quero agradecer toda a dedicação e da equipe Giles Motorsport e de seus profissionais que me acolheram e preparam um carro vitorioso para mim. Agradeço também ao Pupo Moreno que me deu conselhos importantíssimos. Além disso quero dedicar esta vitória a todos que me ajudaram ao longo dos anos desde o MotoCross, quando comecei com o Galego, aos quatro anos; o Dibo e o senhor Luiz Moro, na época do kart até toda a equipe Cesário Fórmula e o Robertinho Mourão, na temporada passada. Além deles quero fazer um agradecimento muito especial à minha família, que sempre me apóia e me dá força e a minha namorada Victória, com quem na última sexta-feira completamos dois anos juntos.”, encerrou muito alegre.

A segunda rodada do TRS acontecerá já no próximo final de semana, entre os dias 22 e 24 de janeiro. As provas acontecerão no Timaru International Raceway na cidade de Timaru, também na Nova Zelândia.

Toyota Racing Series – TRS 2010 – 3ª Prova – Teretonga Park:

1) LUCAS FORESTI (Brasil), 12 voltas
2) Earl Bamber (Nova Zelândia)
3) Daniel Jilesen (Nova Zelândia)
4) Sten Pentus (Estônia), 16 voltas
5) Mitch Evans (Nova Zelândia)
6) Jamie McNee (Nova Zelândia)

Toyota Racing Series – TRS 2010 – 2ª Prova – Teretonga Park:

1) Sten Pentus (Estônia), 16 voltas
2) Mitch Evans (Nova Zelândia)
3) Daniel Jilesen (Nova Zelândia)
4) LUCAS FORESTI (Brasil)
5) Andrew Wite (Nova Zelândia)
6) Earl Bamber (Nova Zelândia)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *