F3 Sudamericana: Fabiano Machado e Augusto Scalbi vencem a primeira em São Paulo

Pilotos da Cesário Fórmula e da Cesário Fórmula Light lideraram de ponta a ponta a prova desta sexta-feira, a primeira da rodada tripla de Interlagos

Deu a lógica na prova de abertura da segunda rodada tripla da Fórmula 3 Sudamericana em 2011, realizada nesta sexta-feira (15) no autódromo de Interlagos, em São Paulo. Depois de liderar os dois treinos livres e a classificação, o paulista Fabiano Machado, da Cesário Fórmula, venceu de ponta a ponta a quarta corrida da temporada e diminuiu de 30 pontos para apenas cinco a diferença que o separa do líder do campeonato, Guilherme Silva – que completou apenas seis voltas na prova desta sexta-feira e não pontuou.

“O fim de semana está sendo perfeito, por enquanto. Consegui liderar os dois treinos livres e também a classificação, e na corrida me mantive em primeiro desde o início, o que me permitiu até mesmo poupar um pouco o carro para as próximas duas corridas”, comentou o ganhador.

Com o resultado desta sexta-feira, Fabiano Machado praticamente anulou a vantagem obtida por Guilherme Silva após as três vitórias consecutivas obtidas pelo piloto mineiro na rodada tripla do Velopark. O piloto mineiro da Hitech Racing não completou a prova por um problema mecânico, mas continua na primeira posição no campeonato com 75 pontos. Machado é agora o segundo, com 70. Satisfeito com o bom começo de temporada, Fabiano acredita que possa assumir a liderança do campeonato ao longo do fim de semana.

A prova desta sexta-feira teve duas largadas, já que logo após a primeira o carro do pole position da classe Light, Bruno Bonifácio, ficou parado poucos metros depois da partida. A saída de Bonifácio deixou o caminho livre para o argentino Augusto Scalbi, que estreou com vitória no campeonato também liderando de ponta a ponta entre os carros da Light. Scalbi recebeu a bandeirada na segunda colocação geral, à frente de Leonardo Souza e Fernando Kid, que completaram o pódio da classe A.

Souza, que se recuperou de uma quinta-feira de maus resultados em razão de problemas com o carro, também teve um início de prova conturbado e só conseguiu superar Fernando Kid nas voltas finais.

“Usamos o primeiro treino do fim de semana para amaciar o motor do carro, e no segundo treino tivemos um vazamento de óleo, por isso não deu para fazer muita coisa no classificatório. Na primeira largada a embreagem do meu carro patinou, e na segunda partida não pude abusar muito do pedal. Por isso acabei deixando o motor apagar e perdi tempo no começo. Mesmo assim acho que seria difícil acompanhar o Fabiano hoje, mas os problemas na largada me deram bem mais trabalho na corrida”, comentou Souza.

Primeira vitória – O argentino Augusto Scalbi disse após a corrida que também não teve vida fácil nesta quinta-feira, e que também enfrentou problemas com o carro. “Estou muito contente, fiquei atrás apenas do Fabiano (Machado) e pude estrear com vitória na Classe Light. No final da prova passei a ter problemas de bateria, então procurei me manter na pista para confirmar o resultado. Agora espero que essa vitória ajude para que eu possa conseguir um patrocinador para me manter na disputa até o final do campeonato”, comentou Augusto Scalbi.

Veja o resultado da prova desta quinta-feira e a classificação do campeonato:
1) Fabiano Machado (A), (20 voltas) 30:43.892
2) Augusto Scalbi (L), a 14.861
3) Leonardo de Souza (A), a 21.015
4) Fernando Rezende (A), a 21.211
5) Hernan Bueno (L), a 1 volta
6) João Leme (A), a 5 voltas
7) Vinicius Alvarenga (L), a 12 voltas
8) Guilherme Silva (A), a 14 voltas

Melhor Volta: Fabiano Machado, 1:30.969 (média de 170,524 km/h), na 4ª volta

Campeonato após quatro etapas:
1) Guilherme Silva (Hitech Racing), 75
2) Fabiano Machado (Cesário Fórmula), 70
3) Fernando Kid (Cesário Fórmula), 63
4) João Leme (Hitech Racing), 42
5) Leonardo Sousa (Kemba Racing), 28
6) Ronaldo Freitas (Cesário Fórmula Jr.), 22

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *