F3 Sudamericana: Fabiano Machado vence mais uma em Interlagos. Boni é o primeiro na Light

Paulista assumiu a liderança do campeonato depois de duas corridas em que seu principal adversário neste ano, o mineiro Guilherme Silva, não marcou pontos

Nem mesmo a inversão dos seis primeiros colocados no grid de largada para a segunda corrida da Fórmula 3 Sudamericana em São Paulo, realizada na tarde deste sábado (16) em Interlagos, foi suficiente para evitar um novo domínio do paulista Fabiano Machado na segunda rodada tripla do campeonato.

Líder dos dois treinos livres, autor da pole position e vencedor da primeira prova do fim de semana, o piloto da Cesário Fórmula largou em sexto neste sábado mas, logo na primeira curva, assumiu a liderança da quinta etapa da temporada.

Daí em diante, Fabiano caminhou para mais uma vitória tranquila na rodada paulista, que terminou com Fernando Kid e Ronaldo Freitas na segunda e terceira posições. Pela classe Light, Bruno Bonifácio (segundo colocado na classificação geral), foi o vencedor, à frente do argentino Augusto Scalbi (terceiro na geral) e do estreante Vini Alvarenga.

“Consegui uma boa largada ontem (sexta), e hoje meu começo de prova foi melhor ainda. A expectativa era de que a corrida deste sábado fosse mais difícil em razão da inversão do grid, mas consegui recuperar a ponta já na primeira curva e adotei um ritmo um pouco mais forte nas primeiras voltas. Depois de abrir certa vantagem, passei a poupar pneus e freio, para ter um fôlego extra, caso precisasse, no final da corrida”, comentou o vencedor.

Com esse resultado, Fabiano Machado assumiu a liderança do campeonato com 93 pontos, desbancando da posição o mineiro Guilherme Silva (75), vencedor das três primeiras corridas do ano no Rio Grande do Sul. Guilherme teve problemas mecânicos na prova de sexta-feira, e não participou da corrida deste sábado.

A prova deste sábado começou com Leonardo Souza, segundo colocado na corrida de ontem, novamente na segunda posição entre os pilotos da classe principal. O paranaense, que corre por equipe própria, se manteve em segundo durante metade da prova, até perder rendimento em razão de um problema na roda traseira esquerda de seu carro. Souza se manteve na pista até a 16a volta, mas abandonou depois que a roda se soltou totalmente.

Quem beneficiou-se do abandono do paranaense foi o mineiro Fernando “Kid” Resende, que com esse resultado conquistou seu melhor resultado na rodada. Terceiro na corrida de sexta-feira, ele voltou ao pódio em sua primeira etapa pela Hitech Motorsport.

“A equipe trabalhou bem no carro de ontem para hoje, mas naturalmente ainda temos o que melhorar para o domingo. Esta é minha primeira etapa pela nova equipe, estamos em fase de adaptação ainda, e este segundo lugar vem como prêmio pela dedicação de todo o time”, falou Kid.

Destaques no geral ¬- Apesar de competirem pela classe Light da F-3 Sudamericana, a dupla de vencedores da etapa deste sábado se destacou, também, na disputa geral da etapa. Bruno Bonifácio, que já chegou, inclusive, a largar na pole position no Velopark à frente de pilotos da divisão principal, ficou a apenas 0s2 da melhor volta do dia, estabelecida por Fabiano Machado na terceira passagem.

Obviamente a tranquilidade do líder na ponta da corrida, que permitiu um ritmo mais contido ao longo de toda a etapa, e a combinação das características da pista de Interlagos com as do chassi Dallara F301 usado pela classe Light, contribuíram para o bom desempenho do líder e vice-líder da categoria. Mas não tiram o brilho do desempenho do brasileiro e de seu novo rival argentino.

“Hoje (sábado) felizmente estávamos com um carro competitivo e nosso ritmo foi muito forte. Conseguimos acompanhar até mesmo os pilotos da divisão principal, e isso tem sido consequência do bom trabalho que estamos fazendo, principalmente entre as etapas, nos treinos particulares. Quero agradecer à minha equipe, ao meu coach Roberto Streit e a Deus pela oportunidade”, comentou Boni.

A terceira corrida da rodada tripla de Interlagos da F-3 Sudamericana começa às 14h35 deste domingo. Veja o resultado da prova deste sábado:

1) Fabiano Machado (A), (20 voltas) 30:47.037
2) Bruno Boni (L), a 4.045
3) Augusto Scalbi (L), a 6.692
4) Fernando Rezende (A), a 38.315
5) Vinicius Alvarenga (L), a 50.739
6) Hernan Bueno (L), a 1:14.670
7) Ronaldo Freitas (A), a 1:28.145
8) Leonardo de Souza (A), a 4 voltas
9) João Leme (A), a 10 voltas
10) Denis Navarro (A), a 13 voltas
11) Daniel Politzer (L), a 17 voltas

Melhor Volta
Fabiano Machado, 1:31.190 (média de 170,110 km/h), na 3a passagem

Campeonato
1) Fabiano Machado (Cesário Fórmula), 93
2) Guilherme Silva (Hitech Racing Brazil), 75
3) Fernando Resende (Hitech Motorsport), 67
4) Bruno Bonifácio (Cesário Fórmula 3 Light), 60
5) João Leme (Hitech Racing Brasil), 35
6) Augusto Scalbi (Cesario Fórmula Jr. Light), 33
7) Ronaldo Freitas (Cesário Fórmula Jr.), 30
8) Leonardo de Souza (Kemba Racing), 27
9) Hernán Bueno (Cesario Fórmula Jr. Light), 18
10) Vini Alvarenga (Dragão Motorsport), 10

Classe Light
1) Bruno Bonifacio (Cesario Fórmula 3 Light), 100
2) Augustio Scalbi (Cesario Fórmula Jr. Light) 43
3) Hernán Bueno (Cesario Fórmula Jr. Light) 30
4) Vini Alvarenga (Dragão Motorsport), 15

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *