F3 Sudamericana: Fabiano Machado vence pela sexta vez na temporada

Líder do campeonato, piloto de São Paulo conquista em Caruaru sua 10ª vitória na categoria. Pela divisão Light, Bruno Bonifácio conquistou sua oitava vitória no ano

A 10ª etapa da F-3 Sudamericana 2011 foi disputada na manhã deste sábado, dia 13, no Autódromo Ayrton Senna em Caruaru – no agreste pernambucano. Com tempo nublado e temperatura na casa dos 24ºC, o paulista Fabiano Machado manteve o domínio que já havia imposto no treino classificatório e venceu a prova de abertura do final de semana.

A prova começou com Fabiano mantendo a primeira posição, enquanto Bruno Bonifácio – com um carro da categoria Light – e Ronaldo Freitas deixavam o segundo do grid, Leonardo de Souza, para trás. Ainda na segunda passagem, o safety-car foi acionado para que fosse retirado de local perigoso o carro do pernambucano Dorivaldo Júnior, que rodou enquanto disputava posição com Beto Monteiro.

A relargada foi o momento de maior disputa da corrida. Em segundo, Bruno Bonifácio deu o bote na reta dos boxes e chegou a fazer a ultrapassagem sobre o líder na freada para a curva 1, mas Fabiano se recuperou e deu o troco logo na saída da curva, reassumindo a ponta. Na frente, Machado abriu uma vantagem de pouco mais de quatro segundos e conduziu sem maiores problemas até a bandeirada final, na 23ª volta.

“Foi uma grande corrida. Largando na frente, a maior dificuldade é andar ‘de cara para o vento’ e não cometer nenhum erro. Especialmente nessa pista que, pelas imperfeições do asfalto, aumenta a chance de você cometer um deslize e escapar. Por isso a concentração durante todas as voltas foi muito importante”, comentou Fabiano Machado, que conquistou, dessa forma, sua 10ª vitória na F-3 Sudamericana em 22 corridas que disputou até aqui.

Segundo no resultado geral, Bruno Bonifácio venceu entre os carros da categoria Light – chegando à sua oitava vitória em seu primeiro ano na Fórmula 3.

“Para mim a corrida foi excelente. Sabia que a relargada era o momento perfeito para tentar uma ultrapassagem sobre o Fabiano e deu certo, mas infelizmente na saída da curva uma marcha não entrou e ele conseguiu me passar de volta”, contou Bonifácio. “Depois disso consegui acompanhar o ritmo dele, mas não tive outra chance tão boa para ultrapassar, até porque a pista é bem difícil para ganhar posições”, completou.

Machado e Bonifácio seguem dominando suas categorias na F-3 Sudamericana. O primeiro chega agora aos 207 pontos no campeonato, 84 a mais que o vice-líder Guilherme Silva, que não disputa essa etapa em Pernambuco. Pela divisão Light, Bonifácio alcançou a marca de 200 pontos no campeonato e tem uma vantagem bastante tranquila para o vice-líder, o argentino Augusto Scalbi: 139 pontos.

A segunda prova da rodada de Caruaru da F-3 Sudamericana será disputada ainda na tarde deste sábado, a partir das 15h15. O final de semana da categoria se completa no domingo, com a terceira corrida a partir das 13h15 com transmissão ao vivo pela RedeTV para todo o país.

Confira como terminou a 10ª etapa da F-3 Sudamericana 2011, além da classificação do campeonato e o grid de largada para a seguna corrida do fim de semana

Resultado – 10ª etapa

1- Fabiano Machado (A/Cesário Fórmula), 23 voltas em 34min47s203
2- Bruno Bonifácio (B/Cesário Fórmula), a 4s843
3- Leonardo de Souza (A/Kemba Racing), a 9s647
4- Ronaldo Freitas (A/Cesário Fórmula), a 31s116
5- Fernando Kid (A/Hitech Racing), a 2 voltas

Não completaram:

Beto Monteiro (B/Cesário Fórmula) – problema nos freios
Carlos Teixeira (B/Kemba Racing) – problema elétrico
Dorivaldo Júnior (A/Kemba Racing) – escapou da pista

Classificação do campeonato (extra-oficial)

Categoria A
1- Fabiano Machado (BRA/Cesário Fórmula), 207 pontos
2- Guilherme Silva (BRA/Hitech Racing), 123
3- Ronaldo Freitas (BRA/Cesário Fórmula), 114
4- Leonardo de Souza (BRA/Kemba Racing), 106
5- Fernando Kid (BRA/Hitech Racing), 103
6- João Leme (BRA/Hitech Racing), 85

Categoria Light
1- Bruno Bonifácio (BRA/Cesário Fórmula Light), 200 pontos
2- Augusto Scalbi (ARG/Cesário Fórmula Light), 61
3- Hernan Bueno (ARG/Cesário Fórmula Jr. Light), 45
4- Suzane Carvalho (BRA/Cesário Fórmula Júnior), 40
5- Stuart Turvey (ING/Dragão Motorsport), 36
6- Vinícius Alvarenga (BRA/Dragão Motorsport), 15

Grid de largada – 11ª etapa

1- Beto Monteiro (B/Cesário Fórmula)
2- Fernando Kid (A/Hitech Racing)
3- Ronaldo Freitas (A/Cesário Fórmula)
4- Leonardo de Souza (A/Kemba Racing)
5- Bruno Bonifácio (B/Cesário Fórmula)
6- Fabiano Machado (A/Cesário Fórmula)
7- Carlos Teixeira (B/Kemba Racing)
8- Dorivaldo Júnior (A/Kemba Racing)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *