F3 Sulamericana: Circuito da Argentina é novidade para todos os pilotos

Carioca Henrique Lambert acredita no equilÁ­brio da categoria para ficar novamente entre os primeiros.

Começa nesta sexta-feira (11/9) a programação oficial da quinta rodada dupla do Campeonato Sul-americano de Fórmula 3 Sul-americana, que será disputada no sábado (12) e domingo (13) em Buenos Aires, na Argentina. “Minha meta é novamente ficar pelo menos no Top cinco nas classificações e corridas”, planeja o carioca Henrique Lambert (Titans Group/Oi FM).

Vindo de um pódio na rodada anterior, mesmo tendo participado de apenas quatro corridas nesta temporada, Henrique Lambert tem boas perspectivas para a capital portenha. “De inÁ­cio, pra essa corrida o mais legal é a continuidade no desenvolvimento do carro. Entre as provas do Rio de Janeiro e Santa Cruz do Sul (RS) ficamos mais de um mês sem corridas. Agora, com um intervalo de apenas duas semanas, já temos algumas idéias que podem ser aplicadas nos treinos em Buenos Aires. Na última etapa o carro melhorou bastante”, observou o piloto da Razia Sports.

Para a nona e décima etapas será utilizado o traçado de número 8 do Autódromo Oscar y Juan Galvez, com 3.380 metros distribuÁ­dos em sete curvas. “Acho que o mais difÁ­cil vai ser conseguir um bom equilÁ­brio entre o miolo inicial, que é bem travado, e a alta velocidade nos longos trechos de reta”, explica o representante do Titans Group/Oi FM. Ele aposta em recordes de velocidade para o novo Dallara F309 neste fim de semana. “O trecho de reta do circuito é muito grande. Acredito que vai ser a pista com maior velocidade final da Fórmula 3 em 2009”, acrescenta.

Desde o ano de 2001 essa configuração da pista de Buenos Aires não é usada na categoria. Naquela temporada o vencedor foi o brasileiro Juliano Moro, que ao final do campeonato ficou com o tÁ­tulo de campeão. “Como faz oito anos que ninguém compete no traçado, vai ser novidade para todo mundo”, avalia o carioca. Lambert acha que vai ser muito importante começar bem no fim de semana. “O importante vai ser logo no primeiro treino encontrar um acerto que deixe o carro veloz de reta e equilibrado para a parte travada”, acredita. “Acho que podemos aproveitar parte do set up de Santa Cruz do Sul em relação Á s curvas de baixa”.

Esta é a programação para o fim de semana em Buenos Aires:

Sexta-feira, 11/09
11h35 – 12h05: Treino livre
13h50 – 14h20: Treino livre
16h05 – 16h35: Treino classificatório para a 9ª etapa

Sábado, 12/09
09h50 – 10h20: Treino classificatório para a 10ª etapa
15h25: Largada para a 9ª etapa

Domingo, 13/09
11h40: Largada para a 10ª etapa