F3 Sulamericana: Diego Nunes é o mais rápido no primeiro treino oficial com os novos pneus

O paulista Diego Nunes (Chocolates Garoto/Aura) foi o mais rápido no terceiro treino realizado nesta quinta-feira pelo Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3, visando a 10ª e a 11ª etapas da temporada, no circuito gaúcho de Tarumã. Atual recordista do veloz traçado gaúcho de 3.016 metros, Diego assinalou a marca de 58s731, com média de 184,87 km/h. Este treino foi a primeira sessão cronometrada do dia, e também o primeiro treino oficial com os novos pneus fornecidos pela Pirelli para utilização em pistas de alta velocidade. O segundo lugar ficou com o baiano Luiz Razia (Razia Sports/Cia Atlética), seguido pela paulista Bia Figueiredo (WebMotors/Bardhal/Samsung), única mulher na competição.


Diego Nunes disse que sua equipe ainda realiza um trabalho de pesquisa do melhor acerto para os novos pneus, que possuem um comportamento muito distinto dos tradicionalmente utilizados pela F-3. “Os novos pneus possuem um composto mais duro, com duas características básicas: oferecem menos aderência, mas em compensação duram muito mais”, comentou o piloto da Chocolates Garoto/Aura. “Durante todo o dia nossa equipe realizou pequenas alterações que, somadas, fizeram um acerto completamente distinto do que costumamos usar em Tarumã. Mas felizmente parece que estamos no caminho certo”, disse Diego, que é o atual recordista da veloz pista gaúcha.


Fase exploratória – O segundo colocado Luiz Razia comentou que também está em uma fase exploratória do ajuste do carro em relação à necessidade de um novo acerto. “Estamos testando várias combinações de acerto”, diz ele. “Não está sendo fácil, mas acho que para as tomadas de tempo desta sexta-feira já temos um caminho interessante a seguir. Com certeza, vamos ser rápidos novamente”, avisou o piloto baiano. Já a terceira colocada Bia Figueiredo mal saiu do carro e foi com seu engenheiro, Augusto Cesário, caminhar pelo traçado de Tarumã para discutir as características da pista visando novas adaptações ao Dallara/Ford-Berta.


As maiores preocupações, no entanto, rondavam o box da equipe do líder do Campeonato, o paulista Mário Moraes. “Não tivemos um carro muito equilibrado hoje”, comentou o engenheiro de Moraes, Eduardo Bassan. “No primeiro treino livre da manhã, tivemos um problema de embreagem e não pudemos participar. Já no treino livre oficial cronometrado, realizado à tarde, o Marinho deu uma escapada e bateu na Curva 2, uma das mais rápidas do traçado. Por isso, só pôde dar três voltas. Teremos muito trabalho pela frente para recuperar este tempo perdido”, disse Bassan.


A F-3 Sul-Americana volta à pista nesta sexta-feira às 9h15 para a realização de mais uma sessão de treinos oficiais cronometrados. Depois, às 14h15, os pilotos disputam a pole para a 10ª etapa, corrida que terá largada às 12h15 do sábado.


Confira os mais rápidos em Tarumã:
1º) Diego Nunes (Bra), 58s731, média de 184,87 Km/h
2º) Luiz Razia (Bra), 58s854
3º) Bia Figueiredo (Bra), 59s395
4º) Lucilio Baumer (Bra), 59s502
5º) Nelson Merlo (Bra), 59s618
6º) Eduardo Leite (Bra), 59s657
7º) Fabio Beretta (Bra), 59s848
8º) Clemente Faria Jr. (Bra), 59s878
9º) Pedro Ferreira (Bra), 59s901
10º) Lu Boesel (Bra), 1min00s192
11º) Mario Moraes (Bra), 1min00s277
12º) Feranado Galera (Bra), 1min00s723
13º) Felipe Ferreira (Bra), 1min03s997
14º) Fabio Casagrande (Bra), 31min06s468

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *