F3 Sulamericana: Felepi Ferreira está pronto para o início da competição

Etapa de abertura do Sul-americano inicia uma nova fase na carreira de jovens pilotos.

A primeira etapa do Campeonato Sul-americano de Fórmula 3 de 2007, que será realizada em rodada dupla neste final de semana, dias 24 e 25/03, em Interlagos (SP), representará não só uma outra temporada, mas também uma nova fase da categoria, com a ascensão de uma grande quantidade de jovens talentos. O paulista Felipe Ferreira (Webmotors/CVC/Center Cargo/Hip Telecom/Puma), destaque durante a pré-temporada por seus impressionantes resultados em testes, também está pronto para fazer parte deste novo ciclo. “A pré-temporada já deu uma noção de como funciona o carro, o bom relacionamento com a equipe, e não vejo a hora de por tudo isso em prática”, comenta o novato.

A corrida do sábado será a partir das 15h30, enquanto que no domingo será a partir das 10h50. O ingresso de domingo (25/3) será um quilo de alimento não perecível, que será destinado à Adere – Associação para Desenvolvimento, Educação e Recuperação do Excepcional, uma entidade sem fins lucrativos, que atende pessoas portadoras de deficiência mental. “Acho muito louvável que o automobilismo cada vez mais se engaje em causas sociais. Em virtude de toda a tecnologia adotada, e o show para movimentar os eventos, nosso esporte é dispendioso. Portanto, nada mais justo que algo vá em benefício às pessoas que tenham alguma necessidade”,  opina Felipe, de 18 anos de idade.

Palco da abertura da modalidade sul-americana, o Autódromo José Carlos Pace – que recebe anualmente a Fórmula 1 – abrigou também a maioria dos testes durante fevereiro e março, onde Felipe Ferreira obteve destaque. No circuito da zona Sul de São Paulo, o novo piloto da Bassan Motorsport conseguiu seguir o mesmo ritmo do atual campeão, o baiano Luiz Razia, que esteve presente nos ensaios em sua preparação para correr na Europa. “Os treinos em si foram muito proveitosos no aspecto comparativo, pois lá também estava o campeão do ano passado, e pude perceber que estou me desenvolvendo bem”, avalia o representante da Webmotors/CVC/Center Cargo/Hip Telecom/Puma.

Após um período de dificuldades, esta temporada pode marcar o retorno do crescimento desta competição, que é ainda a mais potente das Fórmulas 3 em todo o mundo, com os motores Berta equipando os tradicionais chassis Dallara. Com o fim da Fórmula Renault – a categoria nacional de monopostos que formava pilotos para a competição sul-americana -, muitos se viram obrigados a agarrar a chance de subir um degrau maior e partir para a Fórmula 3, o que provocou um considerável aumento na quantidade de concorrentes este ano.

Diversos estreantes estarão na disputa, além de equipes novas se formando para abrigar os profissionais, e toda uma atenção especial será dada para esta disputa que concede ao seu campeão a Superlicença para pilotar Fórmula 1. Outros pilotos também se destacam, como o vice-campeão de 2006 na Fórmula Renault, o paulista Douglas Soares (PropCar), além dos mais experientes e, conseqüentemente, apontados como favoritos, como o mineiro Clemente Faria Jr. (Cesário), que estreou na modalidade em 2005, e alcançou duas vitórias no ano passado.

O calendário 2007 é dividido em oito finais de semana, com duas rodadas duplas em cada etapa. São Paulo abre e encerra o campeonato no Autódromo de Interlagos, enquanto que Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Brasília (DF) e Santa Cruz do Sul (RS), além de duas etapas na Argentina (Córdoba e Resistência) recebem as demais provas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *