F3 Sulamericana: Razia Sports confirma Henrique Lambert para a temporada 2009

Piloto carioca que correu as duas últimas provas no Rio de Janeiro fechou com a equipe para correr a temporada ao lado de Yann Cunha.

O piloto carioca Henrique Lambert (Titan Group/Oi FM), 22 anos, acaba de acertar com a Razia Sports sua participação nesta temporada da Fórmula 3 Sul-americana, principal categoria de base do automobilismo sul-americano. Campeão da Fórmula São Paulo em 2008, Lambert correu as etapas no Rio de Janeiro, nos dias 11 e 12 de julho, mas só acertou definitivamente sua presença nesta semana.

“Estou muito feliz com a oportunidade que Razia Sports está me proporcionando e vou dar o máximo para retribuir nas pistas”, afirma o piloto, que conta com o apoio do Titan Group e da Oi FM. Lambert complementa que voltar a acelerar um carro de Fórmula 3, principalmente o novo modelo Dallara F-309, é muito estimulante. “O novo chassi é muito bom. Realizei um primeiro treino em Interlagos, no mês de maio, e em uma das etapas do Rio de Janeiro consegui chegar na quinta colocação. Estou confiante que será uma boa temporada de aprendizado e quem sabe andar entre os primeiros”, destaca.

O chefe da equipe Razia Sports, Sidney Guerreiro, ressalta que as expectativas para a participação do piloto são boas. “Lambert vem apresentando uma adaptação rápida ao carro. Já em seus primeiros treinos com o novo chassi andou bem e a cada treino sua performance tem evoluído”, afirma.

Para Dilson Motta, sócio-diretor da 63MKT, empresa responsável pela gestão e organização da Fórmula 3 Sul-americana, a chegada de Lambert dá gás à disputa. “Percebemos que os pilotos estão motivados a conquistar o campeonato, em parte pela experiência que este fato agrega ao currículo destes jovens, mas principalmente pela possibilidade de testarem um monoposto na Europa na premiação oferecida pela Red Bull. E o ingresso de um talentoso piloto como o Lambert só agrega à categoria, pois estimula a competitividade”, explica Motta.

A carreira

O carioca Henrique Lambert está envolvido com o esporte motor desde o cinco anos de idade, quando iniciou no kart. Apesar de ainda não ter idade mínima para correr, o piloto conseguiu a licença e desde então a paixão pelo automobilismo só cresceu.

“Correr é estimulante e o mais curioso é que eu comecei a correr antes mesmo de ser alfabetizado. Uma passagem engraçada na minha vida foi quando estava em um treino no início da minha carreira no kart e o fiscal levantou a placa informando que faltavam três minutos para encerrar o treino. Estava na minha melhor volta, mas ao ver a placa levantada resolvi parar no box. Ao chegar todos vieram ao meu encontro para entender o que tinha ocorrido, por que havia parado na minha melhor volta e então disse que não tinha entendido o que estava escrito na placa, porque ainda não sabia ler”, relembra.

Em 2005, Lambert foi campeão de kart paulista e carioca. No ano de 2006 correu na categoria graduados da Copa do Brasil e, em 2008, conquistou a Fórmula São Paulo.

F3 Sul-americana

A Fórmula 3 Sul-americana é a principal categoria de base do automobilismo, aquela que melhor prepara e mais revela futuros talentos para as principais categorias do automobilismo mundial. Na América do Sul é organizada pela 63MKT com supervisão da Confederação Sul-Americana de Automobilismo (Codasur) e da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Desde que foi criada, em 1987, já revelou grandes nomes do automobilismo mundial e nacional, como Rubens Barrichello, Hélio Castroneves, Christian Fittipaldi, Gabriel Furlán, Cristiano da Matta, Vitor Meira, Nelsinho Piquet, entre outros. Em 2009, a F3 Sul-americana aumenta sua importância e amplia sua contribuição para o automobilismo realizando no mesmo final de semana provas da F3 Sul-americana Light e da Fórmula Universitária. Seguindo a mesma filosofia e com regulamentos técnicos e esportivos de responsabilidade da FIA (Federação Internacional do Automóvel), as categorias que compõem o evento F3 fazem parte da mais nova aliança no automobilismo profissional do Brasil.

Razia Sports

A Razia Sports foi criada em 2005 por Luiz Tadeu Razia. O empresário dedicou-se a carreira de seu filho Luiz Razia, que conquistou vários campeonatos no kart e consagrou-se campeão da F3 Sul-americana, em 2006, pela equipe. Por acompanhar o filho na conquista do título da F3 e nos testes feitos em equipes de ponta nas categorias World Series na Europa, Fórmula 3000, GP2 e A1GP, Razia teve acesso a conceitos e equipamentos inovadores para os padrões brasileiros, que passou a aplicar em sua equipe de F3. Atualmente a Razia Sports é gerida pelo manager Sidney Guerreiro, que responde pela área administrativa, marketing e negócios da equipe e tem como diretor esportivo o engenheiro Felipe Tejada. Toda supervisão da equipe é acompanhada de perto por Razia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *