FIA GT: Makowiecki/Dusseldorp vencem as duas provas em Navarra

A dupla Fred Makowiecki/Stef Dusseldorp (McLaren MP4/12C/Hexis) venceu as duas provas válidas pela 3ª etapa da temporada, disputadas em Navarra, na Espanha. Foram as primeiras vitórias do McLaren MP4-12C em um campeonato internacional. A dupla assumiu a liderança do campeonato.

Prova  classificatória:

No sábado (26/05), saindo da penúltima posição do grid, o holandês Dusseldorp fez um grande estágio, entregando o carro para Makowiecki na segunda posição.  O francês então superou o compatriota e parceiro de equipe, Gregoire Demoustier, dominando o restante da prova.

Após terem problemas, e largarem do pit, ao invés de segundo no grid, Yelmer Buurman/ Michael Bartels (BMW Z4/ Vita4One) também fizeram uma ótima recuperação, garantindo a última vaga no pódio.

Pole-position, a dupla Darryl O’Young/ Peter Kox (Lamborghini Gallardo/Reiter) terminou em 4º.

Final:

1 – Makowiecki/Dusseldorp (McLaren MP4/12C) – Hexis – 36 voltas
2 – Demoustier/Parente (McLaren MP4/12C) – Hexis – 3″598
3 – Buurman/Bartels (BMW Z4) – Vita4One – 21″694
4 – O’Young/Kox (Lamborghini Gallardo) – Reiter – 22″516
5 – Basseng/Winkelhock (Mercedes SLS) – Munnich – 28″688
6 – Pastorelli/Jager (Mercedes SLS) – Munnich – 30″406
7 – Mayr-Melnhof/Lauda (BMW Z4) – Vita4One – 36″685
8 – Stippler/Jarvis (Audi R8) – WRT – 37″345
9 – Ortelli/Vanthoor (Audi R8) – WRT – 38″302
10 – Vilander/Salaquarda (Ferrari 458) – AF Corse – 40″162
11 – Parisy/Halliday (Porsche 997) – Exim – 40″565
12 – Von Thurn&Taxis/Enge (Lamborghini Gallardo) – Reiter – 40″686
13 – Ide/Castellacci (Ferrari 458) – AF Corse – 45″975
14 – Martin/Machitski (Aston Martin DBRS9) – Valmon – 1’31″612
15 – Zuber/Afanasiev (Aston Martin DBRS9) – Valmon – 1’32″465

Abandonos:

Lariche/Lunardi (Porsche 997) – Exim – 20 voltas
Pavlovic/Cressoni (Ford GT) – Sunred – 14 voltas

Prova principal:

Alinhando na pole-position, Makowiecki manteve a ponta no turno, abrindo uma confortável vantagem até o pit stop. Mesmo com o McLaren demorando a religar, quando Dusseldorp assumiu o controle, a vantagem era tanta que não ameaçou a liderança.

A dupla Marc Basseng/Markus Winkelhock (Mercedes SLS/Munnich)terminou em 2º, seguidos pelos parceiros de equipe Thomas Jager/Nicky Pastorelli.

Demoustier/Parente terminaram em 4º, seguidos por Bartels/Buurman.

A próxima etapa acontece no Slovakia Ring, na Eslováquia, entre os dias 08 e 10 de junho.

Final:

1 – Makowiecki/Dusseldorp (McLaren MP4/12C) – Hexis – 36 voltas
2 – Basseng/Winkelhock (Mercedes SLS) – Munnich – 12″208
3 – Pastorelli/Jager (Mercedes SLS) – Munnich – 13″426
4 – Demoustier/Parente (McLaren MP4/12C) – Hexis – 14″406
5 – Buurman/Bartels (BMW Z4) – Vita4One – 16″372
6 – Mayr-Melnhof/Lauda (BMW Z4) – Vita4One – 22″634
7 – O’Young/Kox (Lamborghini Gallardo) – Reiter – 36″270
8 – Stippler/Jarvis (Audi R8) – WRT – 43″197
9 – Vilander/Salaquarda (Ferrari 458) – AF Corse – 44″686
10 – Ortelli/Vanthoor (Audi R8) – WRT – 44″999
11 – Ide/Castellacci (Ferrari 458) – AF Corse – 46″474
12 – Parisy/Halliday (Porsche 997) – Exim – 50″580
13 – Zuber/Afanasiev (Aston Martin DBRS9) – Valmon – 1 volta
14 – Von Thurn&Taxis/Enge (Lamborghini Gallardo) – Reiter – 1 volta
15 – Lariche/Lunardi (Porsche 997) – Exim – 2 voltas

Abandonos:

Martin/Machitski (Aston Martin DBRS9) – Valmon – 20 voltas
Pavlovic/Cressoni (Ford GT) – Sunred – 4 voltas