FIA GT1: Ferrari e BMW vencem no Slovakia Ring

As duplas Toni Vilander/Filip Salaquarda (Ferrari 458/AF Corse) e Yelmer Buurman/Michael Bartels (BMW Z4/ Vita4One) foram as vencedoras da 4ª etapa da temporada disputada no Slovakia Ring, na Eslováquia.

Prova classificatória:

No sábado (09/06) Vilander/Salaquarda venceram, seguidos pela dupla Von Albert Thurn&Taxis/Tomas Enge (Lamborghini Gallardo/Reiter) e Buurman/Bartels. Foi a primeira vitória da Ferrari na categoria.

Com a pista molhada, a prova começou com o Safety-Car na pista. Logo no final da primeira volta em bandeira verde, Vilander passou da 4ª posição no grid, para a liderança. Salaquarda manteve o ritmo após assumir o carro, mesmo com o retorno da chuva, faltando 15 minutos para o final.

Enge assumiu o carro apenas na 13ª posição (Thurn&Taxis perdeu muito tempo, e depois a equipe teve problemas com o pneu dianteiro esquerdo no pit stop). Com a chuva o checo passou a andar muito mais rápidos do que os rivais, conquistando a segunda posição na última volta, ao superar Buurman.

A dupla Marc Basseng/Markus Winkelhock (Mercedes SLS/ Munnich) terminou em 4º. Pole-position a dupla Frederic Makowiecki/Stef Dusseldorp (McLaren MP4/12C/ Hexis) perdeu rendimento no final, terminando apenas na 9ª posição.

Final, prova classificatória:

1 – Vilander/Salaquarda (Ferrari 458) – AF Corse – 25 voltas em 1h01m26s548
2 – Von Thurn&Taxis/Enge (Lamborghini Gallardo) – Reiter – 4″568
3 – Buurman/Bartels (BMW Z4) – Vita4One – 16″106
4 – Basseng/Winkelhock (Mercedes SLS) – Munnich – 19″777
5 – Parisy/Halliday (Porsche 997) – Exim – 26″693
6 – Stippler/Jarvis (Audi R8) – WRT – 37″847
7 – Pavlovic/Cressoni (Ford GT) – Sunred – 39″986
8 – Pastorelli/Jager (Mercedes SLS) – Munnich – 51″851
9 – Makowiecki/Dusseldorp (McLaren MP4/12C) – Hexis – 1’05″548
10 – Mayr-Melnhof/Lauda (BMW Z4) – Vita4One – 1’18″101
11 – Ortelli/Vanthoor (Audi R8) – WRT – 1’21″780
12 – Ide/Castellacci (Ferrari 458) – AF Corse – 1’23″159

Abandonos:

O’Young/Rosina (Lamborghini Gallardo) – Reiter – 20 voltas
Demoustier/Parente (McLaren MP4/12C) – Hexis – 15 voltas
Lariche/Zuber(Porsche 997) – Exim – 1 volta


Prova principal:

Neste domingo (10/06), Buurman/Bartels venceram. Makowiecki/Dusseldorp e Basseng/Winkelhock completaram o pódio.

Buurman/Bartels assumiram a liderança durante o pit stop obrigatório na metade da prova. Nos boxes a equipe alemã foi mais rápida do que a francesa. Dusseldorf perdeu tempo, quando teve que esperar outro carro passar, antes de sair do pit.Â

O alemão Bartels recebeu a bandeirada com 2s9 de vantagem sobre o compatriota. Winkelhock/Basseng completaram o pódio.

Vencedores da prova de sábado, Vilander/Salaquarda terminaram em 4º.

Buurman/Bartels lideram o campeonato com 70 pontos, seis a mais do que Makowiecki/Dusseldorp.

A próxima etapa acontece em Algarve, Portugal, entre os dias 06 e 08 de julho.

Final, prova principal:

1 – Buurman/Bartels (BMW Z4) – Vita4One – 29 voltas em 1m01m24s886
2 – Makowiecki/Dusseldorp (McLaren MP4/12C) – Hexis – 2″951
3 – Basseng/Winkelhock (Mercedes SLS) – Munnich – 5″600
4 – Vilander/Salaquarda (Ferrari 458) – AF Corse – 17″260
5 – Stippler/Jarvis (Audi R8) – WRT – 30″511
6 – Ortelli/Vanthoor (Audi R8) – WRT – 33″464
7 – Mayr-Melnhof/Lauda (BMW Z4) – Vita4One – 38″514
8 – Parisy/Halliday (Porsche 997) – Exim – 47″568
9 – Ide/Castellacci (Ferrari 458) – AF Corse – 50″789
10 – Pastorelli/Jager (Mercedes SLS) – Munnich – 1’24″629
11 – O’Young/Rosina (Lamborghini Gallardo) – Reiter – 1’33″829
12 – Pavlovic/Cressoni (Ford GT) – Sunred – 1 volta

Abandonos:

Demoustier/Parente (McLaren MP4/12C) – Hexis – 19 voltas
Von Thurn&Taxis/Enge (Lamborghini Gallardo) – Reiter – 2 voltas
Lariche/Zuber(Porsche 997) – Exim – 1 volta

Campeonato:

1.Bartels-Buurman 70 pontos; 2.Dusseldorp-Makowiecki 64; 3.Basseng-Winkelhock 57; 4.Ortelli-Vanthoor 50; 5.Salaquarda-Vilander 47; 6.Jager-Pastorelli 47; 7.Jarvis-Stippler 40.