FIA GT: Paulo Bonifácio disputará sua primeira corrida no exterior

Começa neste domingo (07), em Silvertone, na Inglaterra, a temporada do FIA GT, um dos principais campeonatos do automobilismo internacional. A grande novidade é a estréia de uma nova categoria na programação, a GT3, com dez marcas diferentes no grid e pilotos das mais diversas nacionalidades.


Entre eles, um brasileiro. Paulo Bonifácio, que compete na Stock Car Light e no Campeonato Brasileiro de Endurance, disputará três das cinco etapas do torneio em 2006, pela equipe holandesa Carsport Callaway. Ele fará sua estréia no exterior com um Corvette Z06.R, em parceria com o italiano Marco Panzavuota, que disputou os últimos dois anos no FIA GT.

             
Ainda é pequena a experiência de Paulo Bonifácio com o carro da nova categoria. Foram apenas sete voltas com o Corvette Z06.R, num teste em Dijon, na França, no início de abril. O piloto poderá conhecer um pouco melhor o equipamento a partir desta quinta-feira (04), quando os pilotos entram na pista para uma sessão de testes extra-oficial. “Meu primeiro treino foi muito rápido, não deu para tirar muitas conclusões. De qualquer forma, os organizadores estão tentando deixar os carros equilibrados, o que nos dá a segurança de que seremos competitivos”, afirma Paulo Bonifácio, que viajou para a Europa logo depois de conquistar o segundo lugar na corrida da Stock Car Light em Curitiba (PR).



A equipe de Paulo Bonifácio no FIA GT será a mesma do alemão Klaus Ludwig, considerado um especialista em competições de Turismo. Ele chegou a vencer as 24 horas de Le Mans, as 24 horas de Nurburgring e as 12 horas de Sebring, além de conquistar o título mundial do FIA GT em 1998, em parceria com o brasileiro Ricardo Zonta. “É sempre bom contar com alguém tão experiente dentro da equipe. Se pudermos receber o apoio dele na hora de discutir o acerto do carro, com certeza será de grande ajuda”, comenta. As duas duplas da Carsport Callaway serão formadas por Klaus Ludwig/Uli Berberich-Martini e Paulo Bonifácio/Marco Panzavuota.



Os carros que disputam o FIA GT são os seguintes: Ascari K21R, Aston Martin DBRS9, Corvette Z06.R, Dodge Viper, Lamborghini Gallardo, Lotus Exige, Maserati Gran Sport Light, Porsche 997, Venturi Heritage e Ferrari 430. A programação oficial começa na sexta-feira (05), com dois treinos livres de uma hora cada. No sábado (06), os pilotos disputam o treino classificatório e a primeira corrida do fim de semana. A segunda será no domingo (07) e ambas terão a duração de uma hora. É obrigatória a presença dos dois pilotos do time em todas as atividades de pista no fim de semana.


 


A programação em Silverstone (horários de Brasília):




Sexta-feira (05/05)


07h20 – 08h20            1º treino livre


13h30 – 14h30            2º treino livre



Sábado (06/05)


07h20 – 08h10            Treino Classificatório


12h20 – 13h20            1ª corrida



Domingo (07/05)


07h45 – 08h45            2ª corrida


 


Calendário da temporada 2006 do FIA GT3:



7 de maio, Silverstone, Inglaterra


2 de julho, Oschersleben, Alemanha


30 de julho, Spa-Francorchamps, Bélgica


3 de setembro, Dijon, França


17 de setembro, Mugello, Itália

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *