Fórmula 3000 Euroseries: “Fator Onidi” volta a atrapalhar Razia

Brasileiro foi tirado da primeira corrida do último fim de semana pelo piloto italiano, que já o havia prejudicado na etapa de Spa, há cerca de um mês.

A rodada dupla de Valência representou um momento delicado para o piloto brasileiro Luiz Razia na temporada de 2008 da Fórmula 3000 Euroseries. As provas disputadas no último fim de semana renderam ao ele apenas um ponto na classificação geral do campeonato – e a queda para a quarta posição na tabela -, o que representou uma espécie de anticlÁ­max da temporada, já que a expectativa do brasileiro era a de deixar a etapa da Espanha bem mais próximo da liderança do campeonato.

A razão pelo baixo número de pontos conquistados em Valência, no entanto, não foi reflexo apenas dos problemas no acerto do carro enfrentados da equipe Elk Motorsport durante todo o fim de semana, e sim pelo “fator Onidi” – que vem prejudicando Razia desde a etapa de Spa, realizada há cerca de um mês.

O fator em questão diz respeito ao italiano Fabio Onidi, piloto da equipe GP Racing, que vem se tornando uma espécie de algoz do piloto brasileiro nesta temporada. Com batidas na traseira sempre nas voltas iniciais, ele já estragou três das cinco corridas disputadas por Razia em 2008, e roubou-lhe ao menos dois pódios na temporada.

Nas duas únicas oportunidades em que não encontrou o italiano pelo caminho, Razia somou 10 dos 15 pontos que acumulou neste ano, resultado da conquista de um segundo e de um quarto lugares na rodada dupla de Vallelunga, na Itália. Nas três corridas seguintes, acertado por Onidi em duas delas e obrigado a largar em último na terceira, em virtude de um dos abandonos, conquistou apenas cinco pontos.

“Em Valência meu carro não estava competitivo o suficiente para que eu pudesse sonhar com a vitória, mas na primeira prova consegui assumir o quarto lugar já na largada e era possÁ­vel que eu disputasse o pódio”, lembrou Razia. “Consegui passar o Onidi no fim da reta, mas na segunda curva ele bateu na minha traseira com tanta força que quebrou uma roda e entortou o triângulo da suspensão”, declarou Razia.

Pelo toque, o piloto da GP Racing recebeu um drive-through, mas o prejuÁ­zo maior acabou mesmo indo para a conta do brasileiro. Em virtude do abandono na corrida de abertura da rodada dupla, Razia foi obrigado a largar em último na prova seguinte. Após boa corrida de recuperação, ainda conseguiu chegar em sexto, posição que rendeu a ele o único ponto conquistado na etapa.

“Estou focado agora na etapa de Mugello, que representa a metade do campeonato. Ainda dá para recuperar o terreno perdido nas últimas três corridas, mas nada pode sair errado. O lado positivo da etapa de Valência foi a boa estréia do nosso câmbio seqüencial acionado por borboletas atrás do volante, que deixaram o carro bem mais fácil de guiar. Ainda estamos vivos no campeonato e voltamos para a Itália com boas expectativas”, declarou o piloto.

Passadas as cinco primeiras corridas da Fórmula 3000 Euroseries, os dez primeiros colocados no campeonato são:
1) Fabio Onidi, 31
2) Roldan Rodriguez, 26
3) Nicolas Prost, 24
4) Luiz Razia, 15
5) Omar Leal, 14
6) Felipe Guimarães, 13
7) Pastor Maldonado, 11
8) Davide Rigon, 9
9) Fabio Beretta, 9
10) Adam Khan, 6