Stock: Pole position é favorito em Campo Grande

Nas últimas quatro provas da categoria no circuito sul-mato-grossense quem largou na frente venceu.

Óbvio que largar na frente numa competição equilibrada como a Stock Car é uma grande vantagem. Esse fator é ainda mais forte no Autódromo de Campo Grande, que sedia neste sábado a quinta etapa da temporada da Copa Nextel. Nas últimas quatro corridas disputadas nesse circuito, o pole position venceu.

Desde 2003, quando David Muffato partiu da posição de honra e ficou com a vitória, o tabu não foi quebrado. Em 2004 e 2006 (em 2005 Campo Grande ficou fora do calendário) Cacá Bueno manteve a escrita – garantida no ano passado por Tarso Marques. Com um traçado de média velocidade e com poucos pontos de ultrapassagem, o treino classificatório ganha ainda mais importância neste fim de semana.

Para Alceu Feldmann (Fertipar / Boettger), que tem dois segundos lugares na categoria, sendo que um deles em Campo Grande no ano de 2002, essa prova será mais disputada que o normal. “Estamos na metade da primeira fase do Campeonato. Quem ainda não pontuou vai pro tudo ou nada. No meu caso, tenho que ser cauteloso para somar mais pontos e não me envolver em confusões na corrida. Para isso, é primordial largar entre os dez primeiros”, destaca.

Em 2006, Feldmann partiu da primeira fila, ao lado de Cacá Bueno e cruzou e linha de chegada na quarta posição sob intensa chuva. “Foi uma corrida difícil, com pouca visibilidade. Era quase impossível manter o carro na pista”, lembra o piloto, que já conquistou seis pódios na Stock Car, mas ainda busca sua primeira vitória.

Um dos pontos de preocupação do paranaense este ano é o pit stop. “Perdi posições importantes em duas corridas por causa da parada. Em Santa Cruz do Sul, por exemplo, entrei no momento errado e me compliquei. Fui para o pit em quarto e voltei em nono. Isso mostra que o reabastecimento tem feito muita diferença este ano”, avalia o piloto da Boettger Competições, campeã da Stock Car em 2003, com David Muffato.

As ações de pista começam na quinta-feira, com dois treinos livres. O classificatório, que define o grid de largada, será a partir das 10h15 de sexta. A corrida de sábado será às 9h15 (10h15 pelo horário de Brasília), com transmissão ao vivo da Rede Globo.

CLASSIFICAÇÃO – 10 PRIMEIROS
1. Ricardo Maurício, 74 pontos;
2. Marcos Gomes, 65;
3. Cacá Bueno , 53;
4. Thiago Camilo, 39;
5. Antonio Jorge Neto, 38;
6. Valdeno Brito, 36;
7. Alceu Feldmann, 25;
8. Atila Abreu, 24;
9. Rodrigo Sperafico, Allam Kodhair e Giuliano Losacco, 22;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *