Fórmula E: FIA cancela corrida da Fórmula E que seria disputada no Rio em novembro

Etapa brasileira do campeonato de carros elétricos da FIA seria realizada em
traçado montado na Marina da Glória e desenhado pelo piloto Lucas di Grassi

O Rio de Janeiro não vai mais receber uma corrida da primeira temporada da Fórmula E, campeonato de carros elétricos organizado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA). No Conselho Mundial de Esporte a Motor, realizado nesta sexta-feira, em Marrakesh, capital do Marrocos, a entidade anunciou que a etapa carioca, marcada para o dia 15 de novembro deste ano, será substituÁ­da por outra prevista para 14 de fevereiro de 2015, em cidade ainda não definida. A FIA não explicou os motivos para a exclusão da prova, que seria disputada em circuito de rua na Marina da Glória.

O Rio de Janeiro já havia sido retirado do calendário provisório anunciado no ano passado, mas acabou ganhando uma nova chance de participar da categoria após a desistência de Hong Kong. A cidade brasileira seria o palco da terceira etapa da temporada inaugural, que vai começar em setembro deste ano e se estender até junho de 2015. O campeonato terá duas paradas na América do Sul, em Punta del Este (Uruguai), no dia 13 de dezembro, e em Buenos Aires (Argentina), em 10 de janeiro. Pequim (China), Putrajaya (Malásia), Miami (EUA), Los Angeles (EUA), Monte Carlo (MÁ´naco), Berlim (Alemanha) e Londres (Inglaterra) completam a lista.

O circuito de rua da etapa brasileira foi desenhado pelo piloto Lucas di Grassi, que atuou como embaixador da categoria e fará parte do grid de competidores pela equipe Audi ABT. O traçado seria montado na região da Marina da Glória, em um dos trechos mais charmosos do Aterro do Flamengo. O projeto previa alterações na via expressa, como repavimentação do asfalto e adequação das áreas de escape. Com 2.921 metros, a pista teria sentido horário, com a largada em direção ao Pão de Açúcar.

Confira o calendário oficial da Fórmula E 2014/2015:

13 de setembro – Pequim (China)
18 de outubro – Putrajaya (Malásia)
13 de dezembro – Punta del Este (Uruguai)
10 de janeiro – Buenos Aires (Argentina)
14 de fevereiro – indefinido
14 de março – Miami (EUA)
4 de abril – Los Angeles (EUA)
9 de maio – Monte Carlo (MÁ´naco)
30 de maio – Berlim (Alemanha)
27 de junho – Londres (Inglaterra)

Confira as equipes que vão disputar a Fórmula E:

Andretti Autosport (EUA)
Audi ABT (Alemanha)
China Racing (China)
Dragon (EUA)
Drayson (Grã-Bretanha)
E.dams (França)
Mahindra (Ándia)
Super Aguri (Japão)
Venturi (MÁ´naco)
Virgin (Grã-Bretanha)

Fonte: GloboEsporte.com