Fórmula São Paulo: Categoria anuncia novo pacote aerodinâmico para 2009

Categoria é a única competição regional de formação de pilotos confirmada até o momento no país, e começa seu campeonato no próximo dia 15 de fevereiro.

Os organizadores da Fórmula São Paulo – principal categoria de acesso ao automobilismo para jovens pilotos do país – anunciaram nesta semana o novo pacote aerodinâmico que será usado na temporada 2009. Com um desenho totalmente remodelado das carenagens, o carro ganha novos contornos e, no aspecto aerodinâmico, não usa mais nenhum componente do modelo anterior.

“Os carros da Fórmula São Paulo são novos e usam alguns componentes da Fórmula 3, como por exemplo o câmbio Hewland. Só faltava uma carenagem mais atual e atrativa para a categoria, e acredito que conseguimos deixá-la bem mais interessante para esta temporada”, comentou Aldo Piedade Júnior, responsável pela equipe Alpie Competições, campeã em 2007 com o mineiro Victor Corrêa.

Em um período da temporada em que muitos pilotos ainda estão fechando patrocínios e decidindo qual categoria disputar, a notícia de que a Fórmula São Paulo teria um novo desenho aerodinâmico movimentou o mercado. Diversos pilotos que devem deixar o kartismo neste ano já procuraram as equipes na região de Interlagos – zona sul de São Paulo – em busca de mais informações e vagas para o campeonato.

“Na semana passada já rolaram alguns rumores de que um novo conjunto aerodinâmico seria anunciado. Isso surtiu efeitos positivos, com muitos pilotos procurando a equipe para correr já na primeira etapa”, contou Eduardo Benites, chefe de equipe da EMB Racing.

A nova carenagem promete ser mais eficiente – com destaque para a melhora de cerca de 15% na carga aerodinâmica do carro, efeito que deverá ser sentido pelos pilotos nas curvas de alta velocidade do Autódromo de Interlagos, como o Laranjinha e o Mergulho. Todas as equipes que disputam o campeonato da Fórmula São Paulo participaram do desenvolvimento do projeto, que visou, além de estética e desempenho dentro da pista, facilidade na montagem, manutenção e troca rápida dos componentes durante uma prova.

Com as novidades anunciadas e o trabalho do publicitário Luigi Di Nizo, que assumiu o cargo de promotor do evento neste ano, a Fórmula São Paulo tem como objetivo, retomar o crescimento em 2009 – impulsionada ainda por ser a única categoria de base totalmente nacional em atividade. Com custos bem próximos – e por vezes menores – que os do kartismo, essa divisão surge como principal entrada dos pilotos no mundo do automobilismo – reconhecida por todos aqueles que passaram por ela, como grande escola das primeiras lições do trabalho com câmbio e acertos de suspensão e asas.

O reconhecimento desse trabalho na formação do piloto atinge também outros estados do país. Na primeira etapa do campeonato – marcada para o próximo dia 15 de fevereiro, está confirmada a participação de Dieckle Icklis, piloto natural de Vitória – no Espírito Santo – que fará sua estréia no automobilismo. Em 2007, por exemplo, a Fórmula São Paulo contou com pilotos de seis estados; entre eles Amazonas e Espírito Santo, além de Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo.

A largada para a primeira etapa da Fórmula São Paulo 2009 será às 10h do dia 15, integrando a programação do Campeonato Paulista de Velocidade no Asfalto – que também tem várias outras categorias correndo ao longo do dia. A entrada para o público nas arquibancadas do autódromo é franca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *