Fórmula São Paulo: Começa neste fim de semana a temporada 2008

No ano passado a categoria impulsionou 5 pilotos para o automobilismo internacional.

A temporada 2008 do esporte a motor no Brasil começa a esquentar cada vez mais. Em São Paulo, principal centro da modalidade no país, os carros já aceleram a partir deste fim de semana (16 e 17 de fevereiro). O Autódromo de Interlagos recebe a primeira etapa do Campeonato Paulista de Automobilismo, que reúne mais de 10 categorias durante os dois dias de competição. A mais rápida é a Fórmula São Paulo, único certame de monopostos disputado regularmente no Brasil. A corrida inaugural acontece neste domingo (17/02), a partir das 9 horas.

Nos últimos anos a Fórmula São Paulo se tornou a principal alternativa para os jovens pilotos que saem do Kart e uma das categorias que mais revela novos talentos no automobilismo nacional. Entre os pilotos que disputaram a última temporada da competição, cinco partiram para a carreira internacional em 2008. O mineiro Victor Corrêa, atual campeão, já está na Inglaterra para a disputa da Fórmula Ford Inglesa, mais tradicional categoria-escola do mundo. O vice-campeonato ficou com catarinense Allisson Paulinelli, que está muito próximo de disputar a Fórmula 3 Sul-Americana. O paulista Caio Lara, terceiro, e o amazonense Marcio Pasaneli, quarto colocado, vão correr nos Estados Unidos, na Fórmula Mazda e na Skip Barber, respectivamente. Já o paulista Rafael Suzuki, que fez algumas provas em 2007, este ano briga por vitórias na Fórmula 3 Asiática.

Piloto do Rio de Janeiro é o favorito natural

O principal candidato ao título de 2008 é o carioca Henrique Lambert, que faz sua primeira temporada completa na Fórmula São Paulo. Afinal, o piloto do Rio de Janeiro foi o quinto colocado no ano passado e, mesmo disputando apenas sete das 10 provas do calendário, entrou na rodada dupla final com chances matemáticas de ficar com a taça de campeão. Ele conseguiu duas vitórias, um segundo e dois quinto lugares, além de registrar duas poles e três voltas mais rápidas. “Tem outros pilotos com mais experiência do que eu na categoria, que dificultarão o meu objetivo. Mesmo assim, consegui acertar bem o meu carro, e vou tentar vencer corridas desde esta primeira etapa”, assume Lambert.

Vale lembrar que desde 2005, quando Galid Osman foi campeão, o título da categoria não fica em São Paulo. No ano retrasado o campeão foi o carioca Fábio Orsolon, e em 2007 o mérito foi do mineiro Victor Corrêa. “Se eu conseguir fazer um bom trabalho na temporada, quero levar mais um título para o Rio de Janeiro, e para a Iaconelli Racing”, espera o carioca, que já foi Campeão Paulista e da Copa Brasil de kart.

A sessão classificatória que define o grid de largada para a prova de abertura da temporada será disputada das 09h40 à 10h05 deste sábado (16/02). A corrida no domingo será realizada as 9 horas, com previsão para 18 voltas pelo circuito de Interlagos, ou 35 minutos de duração.

Na Fórmula São Paulo todos os monopostos utilizam chassi Techspeed equipados com motor AP 1.8, com 132 cavalos de potência, que chegam a 220 km/h. O câmbio utilizado é o Hewland, o mesmo usado na Fórmula 3 Sul-Americana. Para deixar a disputa com maior igualdade, há apenas um preparador de motores para todos os competidores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *