GP2 Asiática: Treino coletivo deixa Razia confiante para a corrida de estréia na China

Mesmo sem ter disputado o primeiro dos dois dias de treinos coletivos realizados pelas equipes da GP2 Asia na semana passada em Xangai, na China, o piloto brasileiro Luiz Razia acredita que possa fazer neste fim de semana uma boa estréia na competição. A rodada de abertura da segunda temporada do torneio – criado para ser uma espécie de prévia da Fórmula GP2 da Europa – será realizada justamente em Xangai, que estréia no calendário da categoria neste ano.

“Quando fiz meu primeiro teste na GP2, em 2006, achei esse carro bastante rápido, porque tinha apenas a referência da F3 Sul-Americana. Hoje, depois de quase duas temporadas na F-3000 e de ter feito um treino com o carro novo da GP2, já me sinto bem mais confortável no conjunto que vamos usar na série asiática”, disse Razia.


 


Sobre os primeiros trabalhos com a equipe Arden, o piloto brasileiro foi só elogios. Ele fechou os ensaios em oitavo, mesmo sem conseguir aproveitar a melhor volta do pneu e sem ter tido tempo de desvendar todos os segredos do circuito.


 


“Como não participei do primeiro dia de treinos em Xangai, tive só dois períodos para conhecer a pista e me readaptar ao carro, e o resultado me deixou animado. Também pude comprovar que a Arden é mesmo bastante competente e profissional, e treinamos até pit stops para essa primeira corrida”, declarou o brasileiro.


 


A GP2 Asia terá 12 corridas nesta temporada, a segunda de sua história. O torneio foi criado com três objetivos básicos, que foram, aliás, atingidos logo no ano de estréia. O primeiro deles foi o de utilizar, durante o inverno no Hemisfério Norte, os diversos autódromos construídos recentemente na Ásia. O segundo, movimentar equipes e pilotos no período que antecede a temporada regular da GP2 Series. E o terceiro foi manter na ativa a primeira geração de carros que foi aposentada na divisão principal em 2007.


 


“O nível técnico da GP2 Asia é bastante alto e, sem dúvida, isso dará uma boa base para que eu possa fazer uma temporada competitiva na Fórmula GP2 em 2009”, avaliou Razia, que ainda negocia com equipes para o ano que vem. “Muitos pilotos que obtiveram bons resultados na séria européia correram na Ásia no início do ano, o que prova que a experiência é sempre fundamental. Ainda mais em uma categoria rápida e competitiva como a GP2”, encerrou Razia.


 


O atual campeão da GP2 Asia é o francês Romain Grosjean, quarto colocado na Fórmula GP2 em 2009 e um dos nomes cotados para ascender à Fórmula 1 no ano que vem. O calendário da temporada 2008/2009 da torneio asiático é o seguinte:


 


1ª etapa – 18 e 19 de outubro em Xangai (China)


2ª etapa – 05 e 06 de dezembro em Dubai (Emirados Árabes Unidos)


3ª etapa – 23 e 24 de janeiro no Bahrein


4ª etapa – 27 e 28 de fevereiro em Dubai (Emirados Árabes Unidos)


5ª etapa – 04 e 05 de abril em Kuala Lumpur (Malásia)


6ª etapa – 18 e 19 de abril no Bahrein

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *