GP2: Carros voltam ativa já nesta quinta-feira, em Mônaco

Nas ruas do Principado, brasileiro Luiz Razia busca mais pontos para se manter entre os líderes do campeonato. Como de costume, posição de largada será fundamental neste circuito

Menos de uma semana depois da rodada que abriu o campeonato 2010, na Espanha, a Fórmula GP2 realiza em Monte Carlo a segunda etapa da temporada. Seguido os passos da fase europeia no Mundial de Fórmula 1, a partir desta quinta-feira (13/5) equipes e pilotos começam os trabalhos nas ruas mais famosas do automobilismo mundial.

Entre os líderes do campeonato está o baiano Luiz Razia, que fechou as duas primeiras corridas da temporada com a quarta posição na classificação geral após subir ao pódio na prova realizada no último domingo, em Barcelona. Para se dar bem nas duas corridas deste fim de semana, no entanto, Razia sabe que precisará corrigir um problema que Mônaco, definitivamente, não perdoa: o baixo rendimento no treino de classificação.

“Tivemos um ótimo início em Barcelona, marcando pontos na corrida de sábado e chegando ao pódio no domingo. O único problema foi a tomada de tempos. Ainda precisamos melhorar nosso rendimento no terino classificatório porque largar bem em Mônaco é fundamental”, lembra Razia, que disputa a temporada 2010 da Fórmula GP2 pela equipe Rapax.

Embora defenda a tese de que partir em boa posição no grid é algo decisivo para um bom resultado nas ruas do Principado, Razia curiosamente contrariou a teoria com seu desempenho nessa pista durante a temporada de 2009 da GP2. Na prova de sábado da rodada daquele ano, ele saiu de 22º e ganhou nove posições ao longo da corrida, para terminar em 13º.

“Um dos segredos em Mônaco, que aprendi correndo lá pela GP2 no ano passado, é evitar ao máximo os incidentes e toques. Com isso, é possível aproveitar os erros de outros pilotos para ganhar posições”, comenta o quarto colocado na classificação do campeonato. “Circuitos de rua exigem atenção redobrada, porque qualquer toque nos guard-rails pode gerar um problema mais grave ou, até mesmo, antecipar o final da corrida”, completa.

Diferente da programação usual dos GPs de Fórmula 1 e da GP2, os treinos livres para a etapa em Monte Carlo são realizados na quinta-feira ao invés de sexta. O segundo dia é de folga para os pilotos da categoria máxima, enquanto a GP2 realiza sua primeira prova do final de semana.

No sábado, pouco depois do treino classificatório da Fórmula 1, os pilotos da base fazem a segunda corrida do final de semana – válida pela quarta etapa do campeonato. Confira quem são os 10 primeiros na classificação depois de duas corridas realizadas e a programação da GP2 em Mônaco:

Classificação do campeonato
1- Chalers Pic (FRA), 10 pontos
2- Fabio Leimer (SUI), 8
3- Giacomo Ricci (ITA), 8
4- Luiz Razia (BRA), 7
5- Dani Clos (ESP), 7
6- Pastor Maldonado (VEN), 7
7- Oliver Turvey (ING), 6
8- Sergio Perez (MEX), 5
9- Sam Bird (ING), 4
10- Jules Bianchi (FRA), 2

Programação – Mônaco (horários de Brasília)

Quinta-feira – 13/5
Treino livre – 7h às 7h30
Treino classificatório – 11h15 às 11h45

Sexta-feira – 14/5
Corrida 1 – 6h15

Sábado – 15/5
Corrida 2 – 11h10

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *