F1: Kers pode voltar à Fórmula 1 na próxima temporada

O chamado sistema de recuperação de energia cinética, conhecido como Kers, pode voltar à Fórmula 1 na próxima temporada. O mecanismo, empregado no ano passado, aproveita parte da energia desperdiçada nas frenagens para aumentar a potência dos carros.

O assunto surgiu no último encontro da Fota (Associação das Equipes da Fórmula 1), realizado no último final de semana durante o Grande Prêmio da Espanha. Os times concordaram que, se houver um meio termo entre performance e custos, não serão impostos obstáculos ao retorno da tecnologia em 2011.

A Renault e a Ferrari lideraram a proposta do retorno do Kers no principio e a ideia foi encampada por outras equipes, como Williams e Mercedes. Desta forma, o trabalho de pesquisa e desenvolvimento do mecanismo já está em andamento visando o campeonato de 2011.

De acordo com o site Autosport, a peça não seria padronizada e as equipes menores teriam a opção de comprar o equipamento de outros times ou de um fabricante independente. O britânico Nick Fry, diretor de Mercedes, é um dos partidários da volta do dispositivo.

“Nós estamos pensando na aplicação do Kers. Ainda não chegamos a uma solução definitiva, mas eu sou um proponente desse tipo de tecnologia. Não estaria surpreso em ver isso em vários carros no próximo ano”, declarou o dirigente, acompanhado pelo italiano Stefan Domenicali, da Ferrari.

“Espero que isso acontença e com certeza nós vamos tentar. Estamos trabalhando nesse projeto e sentimos que é a direção correta a seguir. Estamos trabalhando muito duro para ter certeza de que o pacote é confiável e potente, porque não podemos correr o risco de ver o que tínhamos no ano passado, algo que tinha boa performance, mas não o suficiente para colocar no carro”, opinou.

Fonte: Gazeta Esportiva.Net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *