GP2 Series: Luiz Razia volta a treinar na categoria com equipe campeã

Vice-lÁ­der do Campeonato Europeu de Fórmula 3000, piloto brasileiro testa nesta semana o carro da Racing Engineering, campeã da GP2 em 2008.

Apenas duas semanas depois do encerramento da temporada 2008, a Fórmula GP2 voltou Á  ativa nesta quinta-feira (26) com a abertura dos testes coletivos que já visam o campeonato do ano que vem. A primeira das três sessões de treinos está sendo realizada no autódromo de Paul Ricard, na França, e segue até esta sexta-feira.

No primeiro dia de ensaios de pista, a delegação brasileira teve quatro pilotos: Alberto Valério, Diego Nunes, Carlos Iaconelli e Luiz Razia, este último que atualmente ocupa a vice-liderança do Campeonato Europeu de Fórmula 3000. Razia voltou a treinar com um carro da GP2 depois de ter conhecido a categoria em 2006, quando tinha apenas 17 anos de idade. Mais uma vez ele faz parte da equipe Racing Engineering, time espanhol que conquistou o campeonato da categoria em 2008, com o italiano Giorgio Pantano.

“Foi a primeira vez que testei o novo modelo da GP2, que estreou este ano. Usei a parte da manhã especificamente para conhecer melhor as reações do carro e o traçado de Paul Ricard. À tarde, consegui melhorar a cada saÁ­da dos boxes e já me sinto mais confortável no carro”, comentou o piloto, que encerrou o primeiro dia de treinos na 10ª colocação.

“Acho que o resultado desse primeiro dia foi bastante satisfatório. O carro é muito diferente do que estou acostumado na Fórmula 3000, e mesmo daquele que eu havia testado dois anos atrás. Tem reações muito rápidas tanto na aceleração quanto na frenagem, e ainda estou me adaptando a ele. Espero que minha evolução continue no mesmo ritmo na sexta-feira”, avaliou o piloto, que testa o carro usado por Javier Villa na última temporada.

No primeiro dia de testes coletivos, o mais rápido foi o japonês Kamui Kobayashi, testando um carro da equipe Dams. A categoria volta a Paul Ricard nesta sexta-feira encerrando esta primeira fase de treinos. Os últimos testes coletivos da GP2 neste ano serão em Jerez de La Frontera (Espanha), no final de outubro – e depois novamente em Paul Ricard.