GP2 Series: Pilotos com experiÁªncia na Fórmula 1 dominam testes na França

Giorgio Pantano, Timo Glock e Antonio Pizzonia foram os três mais rápidos do primeiro dia de testes em Paul Ricard.

Ao final do primeiro dia (quarta-feira – 21/2) de treinos coletivos da Fórmula GP2, no circuito francês de Paul Ricard, o destaque ficou por conta do domÁ­nio de três pilotos com a experiência de já terem disputado grandes prêmios de Fórmula 1: o italiano Giorgio Pantano (Campos), que liderou a segunda sessão e cravou o melhor tempo em 1min13s889, o alemão Timo Glock (iSport) e o brasileiro Antonio Pizzonia (FMSI), que travaram uma boa disputa pela melhor marca durante a sessão da manhã, e ficaram com a segunda e terceira posição, respectivamente, na tabela de cronometragem geral do dia. “Foi um dia muito positivo, pois mesmo andando só de manhã, com a pista sem estar emborrachada, ainda consegui o terceiro melhor tempo do dia, depois de alguns meses sem pilotar, diferente de outros pilotos que treinaram durante este tempo e participaram das duas sessões”, avalia o amazonense.

No traçado de 3.853 metros do autódromo francês exclusivo para testes, as 13 equipes participantes da categoria apresentaram pela primeira vez o pacote aerodinâmico dos carros para 2007, que pode ser percebido pelas novas asas, laterais e capÁ´ do motor. Entretanto, estas mudanças não surtiram muito efeito, na opinião de Antonio Pizzonia, já que as diferenças de tempos desta quarta-feira para os tempos do final do ano passado foram mÁ­nimas. “As mudanças aerodinâmicas surtiram uma melhora quase imperceptÁ­vel se comparado com o que percebemos na Fórmula 1, que é uma categoria multimarcas onde as equipes gastam para desenvolver e superar as rivais neste quesito. Na GP2, com chassis iguais e menor custo, eles não tem a necessidade de evoluir muito a cada ano, pois a categoria tem como objetivo ser igualmente competitiva”, explica o piloto que já passou pelas equipes Jaguar e Williams na categoria máxima do automobilismo.

Durante a manhã, a disputa ficou entre Timo Glock e Antonio Pizzonia, respectivamente primeiro e segundo lugar e separados por meros 78 milésimos de segundo, sob nebulosidade e temperatura de 15º graus centÁ­grados. Já a sessão da tarde, com a chuva que caiu sobre o sul da França, teve pouca movimentação e que fez com que os pilotos dessem poucas voltas na pista. Pizzonia acabou optando por não deixar os boxes da Fisichella Motor Sport, já que a programação de sua equipe era dar uma longa sessão de voltas em uma simulação de corrida, com tanque cheio e pneus desgastados.

Entre os outros brasileiros que estiveram na pista durante o dia, Lucas Di Grassi (ART) conseguiu o nono melhor tempo com 1min14s467, enquanto que Xandinho Negrão (Minardi by Piquet) foi o 11° colocado com 1min14s548, e Bruno Senna (Arden) terminou em 22° com a marca de 1min15s656.

Para o último dia de treinos, nesta quinta-feira (22/02), Paul Ricard abrirá a configuração “2A“ do traçado, com 4.087m e a reta mais longa, o que possibilitará as equipes de testarem suas altas velocidades nos ajustes com o novo pacote aerodinâmico.

Confira os tempos combinados das duas sessões de treinos de quarta-feira:

1 – Giorgio Pantano – Campos – 1’13″889
2 – Timo Glock – iSport – 1’14″204
3 – Antonio Pizzonia – FMSI – 1’14″282
4 – Javier Villa – Racing Engineering – 1’14″312
5 – Pastor Maldonado – Trident – 1’14″405
6 – Franck Perera – Racing Engineering – 1’14″418
7 – Luca Filippi – Super Nova – 1’14″426
8 – Borja Garcia – Durango – 1’14″436
9 – Lucas Di Grassi – ART – 1’14″467
10 – Kohei Hirate – Trident – 1’14″475
11 – Alexandre Negrao – Minardi/Piquet – 1’14″548
12 – Ricardo Risatti – BCN – 1’14″712
13 – Karun Chandhok – Durango – 1’14″983
14 – Andreas Zuber – iSport – 1’14″984
15 – Mike Conway – Super Nova – 1’15″030
16 – Roldan Rodriguez – Minardi/Piquet – 1’15″065
17 – Nicolas Lapierre – Dams – 1’15″125
18 – Michael Ammermuller – ART – 1’15″130
19 – Kazuki Nakajima – Dams – 1’15″163
20 – Vitaly Petrov – Campos – 1’15″238
21 – Jason Tahinci – FMSI – 1’15″437
21 – Andy Soucek – DPR – 1’15″484
22 – Bruno Senna – Arden – 1’15″656
23 – Adrian Zaugg – Arden – 1’16″225
24 – Christian Bakkerud – DPR – 1’16″343
25 – Sakon Yamamoto – BCN – 1’16″824