GT3 Brasil: Audi R8 completa primeiras voltas em testes no Rio de Janeiro

Carro está sendo avaliado por Andreas Mattheis e Xandy Negrão para provável estreia na próxima etapa do Itaipava GT Brasil

Foram meses de expectativa até que o Audi R8 entrasse na pista pela primeira vez no Brasil, nesta quinta-feira (10), durante testes particulares no Rio de Janeiro (RJ). O carro deve ser o novo reforço da dupla Andreas Mattheis e Xandy Negrão no Itaipava GT Brasil, campeonato vencido por eles em 2007 e 2008. Deve, porque uma decisão só será tomada após um comparativo direto com o modelo atual da dupla, um Ford GT.

Neste primeiro dia, não foi possÁ­vel tirar muitas referências, de acordo com Andreas Mattheis. “É um carro mais dócil, mais gostoso, mais fácil de guiar, mas ainda não está rápido como gostarÁ­amos”, contou o piloto. “Também não foi possÁ­vel fazer o comparativo porque os dois carros tiveram problemas”, revelou. O estouro de uma mangueira de água tirou pelo menos duas horas de treino do Audi R8, que só pÁ´de ser exigido mesmo Á  tarde.

Já o Ford GT teve uma quebra de motor e Andreas Mattheis completou apenas cinco voltas com ele. Por se tratar de um treino privado, não há cronometragem oficial, mas os testes podem trazer boas informações: contam com a maior parte dos modelos do campeonato. Dos carros inscritos regularmente na Itaipava GTBR3, apenas o Ferrari F430 não participou do dia de treinos nesta quinta-feira.

Havia o Lamborghini Gallardo LP560, utilizado por Cleber Faria e também por Vanue Faria, e o Dodge Viper de Pedro Queirolo – este colocando o carro na pista pela primeira vez após o acidente sofrido nas voltas finais da etapa passada. “Tivemos um problema no motor, então não foi possÁ­vel evoluir. Ainda falta trabalhar no carro, vamos ver amanhã”, revelou Pedro Queirolo. O dia teve novidades também na Itaipava GTBR4.

Algumas equipes aproveitaram a disponibilidade do autódromo para treinar e a grande novidade foi Marcello Sant’Anna completando suas primeiras voltas na nova categoria com um Ferrari Challenge. “Foram os primeiros quilometros no carro novo, os primeiros duzentos quilÁ´metros”, brincou Marcello Sant’Anna, que completou 58 voltas, distancia que supera com folga a prevista para uma corrida inteira no Rio de Janeiro.

Alan Hellmeister e Sergio Lagana e Valter Rossete e Fabio Greco, outras duas duplas de Ferrari Challenge, também treinaram na pista carioca. As atividades prosseguem nesta sexta-feira (11) e depois serão retomadas, mas aÁ­ com outros times, na segunda-feira (14) e terça-feira (15). O Rio de Janeiro receberá a próxima etapa do Itaipava GT Brasil, a quarta da temporada, nos dias 17 e 18 de julho.